PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Questão de Biologia - Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros

(ENEM 2012) Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera. De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que 

a) desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético. 
b) reduziram a penetração da luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas. 
c) causaram uma série de intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos. 
d) resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos. 
e) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.

RESPOSTA:
Letra B

Segundo essa teoria, com a formação de uma densa nuvem de poeira na atmosfera houve um bloqueio na penetração dos raios solares. Esse bloqueio acarretou uma redução das taxas de fotossíntese das plantas, que implicou uma redução na disponibilidade de alimento para os herbívoros. Com isso, esses animais começaram a morrer e, depois, os carnívoros sofreram em virtude também da falta de alimento, ocasionando não só um desequilíbrio na teia trófica desses animais, como também a sua extinção.

Um comentário: