O Ministério da Saúde divulgou em 2018 o boletim epidemiológico que informa a taxa de detecção de AIDS na população brasileira. Os gráficos abaixo apresentam a taxa de detecção por 100 mil habitantes em distintas faixas etárias de homens e mulheres. No período entre 2007 e 2017, a taxa de detecção média da AIDS no Brasil apresentou redução de aproximadamente 9,4%. O Ministério da Saúde destacou, porém, a estatística referente a homens adolescentes e jovens adultos de até 29 anos.
a) O que é a AIDS? Considerando os dados apresentados nos gráficos, justifique o destaque estatístico feito pelo Ministério da Saúde.
b) Na AIDS, as células mais atingidas são os linfócitos T do tipo CD4. Qual é a relação entre medula óssea, timo e linfócitos T? Medicamentos utilizados no tratamento da AIDS podem envolver distintos mecanismos de ação. Explique por que os inibidores da enzima integrase são alvos farmacológicos no tratamento da AIDS.
RESPOSTA:
a) A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença viral causada pelo vírus HIV, o qual acarreta uma diminuição radical nos processos de defesa imunitária. O destaque do Ministério da Saúde está associado a um aumento significativo na taxa de homens afetados pela AIDS nas faixas etárias de 15 até 29 anos.
b) A partir de linhagens de células-tronco de medula óssea, formam-se os linfócitos T, que amadurecem no timo, adquirindo suas características imunológicas. A enzima integrase permite a ligação do DNA produzido pelo RNA viral, no DNA genômico; o bloqueio de enzima impede essa interação, fundamental para a sobrevivência do vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário