PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 6 de abril de 2021

Citoplasmas e organelas - Exercícios Biologia com Gabarito

1) (PUC-PR) No início da década de 70, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram definitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo-se o modelo denominado mosaico fluido. Neste conceito, todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes:

a) ácidos nucleicos e proteínas.
b) ácidos nucleicos e enzimas.
c) lipídios e enzimas.
d) enzimas e glicídios.
e) lipídios e proteínas.
 

2) (Unicamp-SP – mod.) As células apresentam estruturas e funções diferenciadas de acordo com o organismo ou tecido em que se encontram. 

a) Desenhe uma célula que contenha as organelas responsáveis pela respiração celular, pela fotossíntese e pela síntese de proteínas. 
b) Descreva a morfologia e indique as funções das estruturas que delimitam a célula desenhada. 

3) (Enem-2013) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras? 

a) Lisossomo. 
b) Mitocôndria
c) Peroxissomo. 
d) Complexo golgiense.

4) (Enem-2014) Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a 

a) capacidade de produzir moléculas de ATP. 
b)presença de parede celular semelhante à de procariontes. 
c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma. 
d)capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano. 
e) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio

5) A parede celular das células vegetais é formada, principalmente, por um polissacarídio constituído por monômeros de glicose ligados entre si. Analise as alternativas a seguir e marque o nome desse componente da parede celular:

a) pectina.
b) celulose.
c) lignina.
d) hemicelulose.
e) glicogênio.



GABARITO:
1) E
2) a) Consulte o Manual. A célula desenhada deve ter mitocôndrias, cloroplastos, ribossomos e retículo endoplasmático granuloso.
b) A célula é vegetal e as estruturas que a delimitam são parede celular e membrana plasmática. Veja mais comentários no Manual.
3) B
4) D
5) B

Nenhum comentário:

Postar um comentário