PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre a Esquistossomose - com gabarito

Questão 1 - UNICAMP/2017 - A esquistossomose mansônica é uma doença que afeta 7 milhões de brasileiros atualmente. A vacina contra este helminto está em fase pré-clínica de testes e foi desenvol - vida por pesquisadores brasileiros. 

a) Quais são as formas infectantes para o hospedeiro vertebrado e para o hospedeiro invertebrado? Indique esses hospedeiros. 
b) Vacinas são estratégias profiláticas importantes no combate a infecções, porém, até o momento, não existem vacinas contra essa parasitose. Cite duas medidas profiláticas efetivas para o controle dessa infecção no homem. 

Questão 2 - UFSCAR/2007 - Em termos populacionais, as doenças causadas por agentes patogênicos podem existir no estado endêmico ou epidêmico. Uma das doenças endêmicas do Brasil é a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d’água, e que afeta mais de 10 milhões de brasileiros. É causada pelo Schistosoma mansoni, um endoparasita platelminto da classe dos trematódeos, que utiliza o homem (hospedeiro definitivo) e um caramujo planorbídeo (hospedeiro intermediário) para completar seu ciclo de vida. 

a) O que define um hospedeiro como definitivo ou como intermediário? 
b) O que caracteriza uma doença como endêmica ou epidêmica? 

Questão 3 - FUVEST 2019 - A esquistossomose é uma doença que tem forte impacto na saúde pública brasileira. Os grupos do parasita (I) e do seu hospedeiro intermediário (II) e a forma de infestação (III) são: 

a) I-protozoário; II-artrópode; III-picada de mosquito. 
b) I-nematódeo; II-molusco; III-penetração pela pele. 
c) I-protozoário; II-artrópode; III-picada de barbeiro. 
d) I-platelminto; II-mamífero; III-ingestão de carne crua. 
e) I-platelminto; II-molusco; III-penetração pela pele. 

Questão 4 - ENEM 2019 - A esquistossomose (barriga-d’água) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pela humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença. Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado). Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá 

a) impedir a penetração do parasita pela pele. 
b) eliminar o caramujo para que não haja contágio. 
c) impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado. 
d) eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo. 
e) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.  

Questão 5 - Unicamp - 2021 - As doenças tropicais negligenciadas afetam principalmente as populações que vivem em condições de pobreza, sem acesso ao saneamento básico e em contato com diversos vetores. Nesse contexto, a esquistossomose é uma das mais emblemáticas doenças parasitárias causadas por platelmintos no Brasil. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir. O ciclo de vida do Schistosoma mansoni envolve a fase adulta, com fecundação e produção de ovos principalmente nas veias do fígado e mesentéricas do intestino do ser humano, considerado o hospedeiro (i) __________. Os ovos são então excretados nas fezes e, em contato com a água, eclodem e liberam os (ii) __________, os quais penetram no corpo de um caramujo, considerado o hospedeiro (iii) __________. No caramujo, dão origem às (iv) __________, que se locomovem na água e penetram na pele humana, migrando para os vasos sanguíneos viscerais, onde se tornam um esquistossomo adulto. 

A (i) definitivo; (ii) esporocistos; (iii) intermediário; (iv) planárias. 
B (i) intermediário; (ii) esporocistos; (iii) definitivo (iv) cercárias. 
C (i) definitivo; (ii) miracídios; (iii) intermediário; (iv) cercárias. 
D (i) intermediário; (ii) miracídios; (iii) definitivo; (iv) planárias.

Questão 6 - ENEM 2015 - Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L. 
MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia. n. 3. 2010 (adaptado). 
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da 

a) dengue. 
b) malária. 
c) elefantíase. 
d) ascarídiase. 
e) esquistossomose. 

Questão 7 - UFT UAB 2012 - A figura a seguir representa o ciclo de vida de um platelminto responsável por um tipo de parasitose humana.

A parasitose de que trata a figura é a 

(A) teníase. 
(B) elefantíase. 
(C) ascaridíase. 
(D) cisticercose. 
(E) esquistossomose.

Questão 8 - UFPR 2019/2020 -  Para aumentar a produção agrícola em uma região marcada por forte sazonalidade climática, com períodos de seca prolongados, foram construídas barragens para melhorar a irrigação. A produção de alimentos aumentou, de fato. Porém, dadas as condições ruins de saneamento básico, também houve aumento de uma parasitose comum em países subdesenvolvidos. Qual foi a parasitose que aumentou como consequência dessa alteração feita pelo homem? 

a) Difteria. 
b) Teníase. 
c) Hanseníase. 
d) Esquistossomose. 
e) Doença de Chagas.

GABARITO:
1) a) O hospedeiro vertebrado (definitivo) é o ser humano, o qual é infectado pela larva cercária. Já o hospedeiro invertebrado (intermediário) é o caramujo (ex.: Planorbis sp. ou Biomphalaria sp.), que é infectado pela larva miracídio. 
b) São medidas profiláticas efetivas: combate ao hospedeiro intermediário, saneamento básico, evitar nadar em lagoas desconhecidas e trata men - to dos doentes.
2) a) O hospedeiro definitivo é definido como aquele que abriga as formas sexuadas de um parasita digenético (heteroxeno). O hospedeiro intermediário é o local utilizado pelo agente para a reprodução assexuada. 
b) A doença epidêmica é aquela que apresenta aumento da prevalência (nº de casos novos) em determinado intervalo de tempo. Endêmica é a etiologia cujo número de casos novos permanece estável no mesmo intervalo de tempo.
3) E
Resolução: A esquistossomose é uma verminose cujo agente etiológico, o Schistossoma mansoni, pertence ao grupo dos Platielmintes. Seu hospedeiro intermediário é um caramujo que pertence ao grupo dos moluscos. A doença é adquirida através da penetração ativa da larva cercária pela pele.
4) E
Resolução: A vacina é uma medida profilática que visa induzir a formação de anticorpos e células de memória imunológica. Logo, a vantagem dela em relação ao tratamento tradicional é eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.
5) C
6) E 
Resolução: O hospedeiro intermediário da esquistossomose (barriga d’água) é um caramujo (molusco). A miliamina , como diz o enunciado, é um moluscicida, produto que pode matar moluscos.
7) E
8) D

Nenhum comentário:

Postar um comentário