PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre o Retículo Endoplasmático Liso - com gabarito

Questão 1 - EMESCAM 2015/2 - Dentre os vários tipos de fosfolipídios que fazem parte do sistema de membranas das organelas celulares, podem ser citados: a fosfatidilcolina, a fosfatidilserina e o fosfatidilinositol. Quando, por alguma razão, as mitocôndrias de uma determinada célula necessitam ampliar as suas áreas de membrana, a organela celular responsável pelo processo de síntese dos fosfolipídios que irão compor as membranas mitocondriais é o 

a) complexo de Golgi. 
b) retículo endoplasmático liso. 
c) peroxissomo 
d) retículo endoplasmático rugoso 
e) polissomo livre no citosol

Questão 2 - FCMSJF 2016/2 - O uso de álcool e drogas em excesso induz a proliferação de uma organela citoplasmática que é responsável pela degradação dessas substâncias. Dessa forma, aumenta-se a tolerância do organismo a essas drogas, necessitando cada vez mais altas doses para que elas possam fazer efeito. Assinale a alternativa referente a organela de que se trata o texto acima: 

a) Ribossomos. 
b) Retículo endoplasmático liso. 
c) Retículo endoplasmático rugoso. 
d) Complexo de Golgi

Questão 3 - UniNassau 2º Dia - Medicina 2018/2 - O alcoolismo é um problema que afeta mais de 12 milhões de brasileiros causando uma série de problemas sociais e econômicos. O aparato de saúde pública ainda tem dificuldade em ajudar as pessoas acometidas por este mal. Um dos órgãos mais afetados é o fígado que, ao tentar promover a desintoxicação, tem hipertrofia de uma organela em suas células. Qual organela está envolvida diretamente com esse processo de desintoxicação?
 
a) Mitocôndrias. 
b) Retículo endoplasmático liso. 
c) Lisossomos. 
d) Retículo endoplasmático rugoso. 
e) Vacúolo osmótico

Questão 4 - IFRR Superior 2017/1 - O citoplasma celular é composto por organelas dispersas numa solução aquosa denominada citosol. O retículo endoplasmático liso, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que o retículo endoplasmático liso desempenha, qual não está correta? 

a) transporte de substância dentro da célula; 
b) participa na apoptose celular; 
c) inativação de certos hormônios ; 
d) síntese de esteroides; 
e) condução intracelular do impulso nervoso nas células do músculo estriado.

Questão 5 - UNICENTRO 2012/1 - Sobre as funções do retículo endoplasmático liso em uma célula eucariótica, é correto afirmar: 

a) É responsável pelo processo de ciclose, que consiste na síntese de ribossomos. 
b) Apresenta um papel fundamental na síntese de proteínas, devido aos ribossomos que se encontram aderidos à sua superfície. 
c) Está relacionado com o processo de secreção celular e síntese de polissacarídeos, além de transporte de substâncias. 
d) É responsável pela sustentação e pela manutenção da forma celular, principalmente nas células animais, que não possuem parede celular. 
e) Apresenta papel importante na síntese de lipídios e transporte de substâncias, além de participar da neutralização de substâncias tóxicas.

GABARITO:
1) B
2) C
3) B
4) B
5) E


Nenhum comentário:

Postar um comentário