PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Exercícios sobre as Mitocôndrias - com gabarito

Questão 1 - UNICAMP 2017 - Ao observar uma célula, um pesquisador visualizou uma estrutura delimitada por uma dupla camada de membrana fosfolipídica, contendo um sistema complexo de endomembranas repleto de proteínas integrais e periféricas. Verificou também que, além de conter seu próprio material genético, essa estrutura ocorria em abundância em todas as regiões meristemáticas de plantas. Qual seria essa estrutura celular? 

a) Cloroplasto. 
b) Mitocôndria. 
c) Núcleo. 
d) Retículo endoplasmático.

Questão 2 - UP Demais Cursos 2018/1 - “Assim como ocorre no núcleo das células, essas estruturas também contêm DNA. A diferença é que ele é transmitido somente pela mãe, o que faz com que não sirva para identificar paternidade, por exemplo.” (Revista Unesp Ciência, novembro de 2010). A que estruturas o texto se refere? 

a) Centríolos. b) Cromossomos. 
c) Microtúbulos. 
d) Mitocôndrias. 

Questão 3 - UERJ 2017/1 - As células musculares presentes nas asas das aves migratórias possuem maior concentração de determinada organela, se comparadas às células musculares do restante do corpo. Esse fato favorece a utilização intensa de tais membros por esses animais. Essa organela é denominada: 

a) núcleo 
b) centríolo 
c) lisossoma 
d) mitocôndria

Questão 4 - ENEM 1° Dia 2014 - Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a 

a) capacidade de produzir moléculas de ATP. 
b) presença de parede celular semelhante à de procariontes. 
c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma. 
d) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano. 
e) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio.

Questão 5 - UFRR 2015 - Nesse processo, que ocorre no interior das mitocôndrias, as substâncias orgânicas reagem com gás oxigênio liberando energia para os processos vitais.

Qual é o nome desse processo executado pelas células do corpo humano?

a)Respiração celular. 
b) Fotossíntese. 
c) Digestão. 
d)Respiração pulmonar. 
e)Circulação.

GABARITO:
1) B
Resolução: A mitocôndria foi o organoide visualizado, pois apresenta dupla camada de membrana fosfolipídica, contendo um sistema complexo de endomembranas repleto de proteínas integrais e periféricas, com material genético próprio. As mitocôndrias ocorrem em abundância nas regiões meristemáticas das plantas, cujas células não possuem cloroplastos.
2) D
3) D
Resolução: A necessidade de maior contração muscular nas asas das aves faz com que as células musculares dessas estruturas dependam de maior energia (ATP) para essa movimentação, levando a maior presença de mitocôndrias, que são organelas responsáveis por produzirem energia através da oxidação de carboidratos.
4) D
Resolução: A presença de DNA circulante semelhante ao o DNA bacteriano junto à capacidade de autoduplicação são características importantes, as quais sustentam a teoria apresentada na questão.
5) A

Nenhum comentário:

Postar um comentário