PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Exercícios de Biologia sobre a Vida e Composição Química dos Seres Vivos - com gabarito

1- (Fuvest-SP) Qual das alternativas classifica corretamente o vírus HIV, o tronco de uma árvore, a semente de feijão e o plasmódio da malária, quando a constituição celular?


2 -  (ENEM 2005) Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos.
                                            
Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA

a)de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.
b)de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila.
c)das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.
d)dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.
e)de características básicas assegura sua eficiência hidratante.

3- ( Unicamp-SP)  Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as células-filhas resultantes da divisão mitótica funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir  de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento.

a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos?
b) Cite duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução.

4- ( PUC - RIO) O nitrogênio é um elemento essencial à vida e à sobrevivência dos seres vivos. Indique a opção que apresenta a alternativa correta quanto a esse elemento.

a) Faz parte das proteínas e ácidos nucléicos.
b) Faz parte dos principais açúcares consumidos na alimentação.
c) Faz parte da reserva lipídica dos animais.
d) Faz parte dos ácidos graxos da membrana plasmática.
e) É absorvido diretamente sob a forma de N2 pelos animais e vegetais.   

5) (Fuvest-SP – mod.) Duas doenças sexualmente transmissíveis muito comuns são a uretrite não gonocócica que, tudo indica, é causada pela Chlamydia trachomatis, e o herpes genital, causado pelo Herpes simplex. A tabela a seguir compara algumas características desses dois agentes infecciosos.

Esses organismos são vírus, bactérias, fungos, algas, animais ou protozoários? Justifique sua classificação com base nos dados da tabela.

Mais exercícios de Biologia:

GABARITO:
1) B
2) A
3) a) Reprodução assexuada.
b) Vantagem: Esse tipo de reprodução permite a rápida colonização de um meio ambiente, pois novos indivíduos são gerados em um pequeno intervalo de tempo.
Desvantagem: Os indivíduos gerados por reprodução assexuada são geneticamente idênticos original. Assim se um fator externo afetar um organismo, todos serão afetados. 
4) A
5) Chlamydia trachomatis é uma bactéria , pois apresenta características de um procarionte. Herpes simplex é um vírus, pois não apresenta estrutura celular e possui apenas um tipo de ácido nucleic o, no c as o, o DN A .



Nenhum comentário:

Postar um comentário