PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Exercícios de Biologia sobre os Lisossomos - com gabarito

Questão 1 - Atenas Sete Lagoas 2020 - O útero sofre numerosas mudanças durante a gravidez. A principal é a sua mudança de tamanho e peso progressivos. Antes de começar a gestação, esse órgão pesa 70 gramas e, ao acabar, pode chegar a pesar um quilo. A involução do útero trata-se de um processo através do qual ele volta ao seu tamanho habitual depois de uma mulher ter dado à luz. A involução uterina tem como causa principal a repentina queda dos níveis de estrogênio e progesterona, que desencadeia a liberação de enzimas proteolíticas no endométrio. Essas enzimas, por meio de um processo de autólise, transformam o material proteico das células endometriais em substâncias que são absorvidas e eliminadas pela urina. Qual a organela citoplasmática está diretamente relacionada ao processo descrito acima? 

a) Ribossomos 
b) Reticulo endoplasmático liso 
c) Lisossomos 
d) Peroxissomos 
e) Mitocôndria

Questão 2 - UCS 2018 - Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose refere-se a uma doença causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina. As lesões nos pulmões, características dessa doença, são causadas pela ação de enzimas intracelulares que destroem as células dos alvéolos. A organela celular, responsável por produzir enzimas que degradam conteúdos intra e extracelulares, é o(a) 

a) lisossomo. 
b) mitocôndria. 
c) retículo endoplasmático liso. 
d) retículo endoplasmático rugoso. 
e) complexo de Golgi.

Questão 3 - UFN Verão 2010/1 - A estrutura citoplasmática responsável pelo processo de digestão intracelular é 

a) mitocôndria. 
b) ribossomo. 
c) centríolo. 
d) retículo endoplasmático. 
e) lisossomo.

Questão 4 - UEA - SIS 1ª Etapa 2012 - Existem certas organelas citoplasmáticas membranosas esféricas, com enzimas responsáveis pela digestão de várias substâncias, que podem ser provenientes do meio extra ou intracelular. Essas organelas são denominadas 

a) cloroplastos. 
b) ribossomos. 
c) lisossomos. 
d) mitocôndrias. 
e) centríolos.

Questão 5 - URCA 1° Dia 2013/1 - Que organela citoplasmática está relacionada com a digestão intracelular? 

a) Centríolos 
b) Complexo de Golgi 
c) Lisossomos 
d) Mitocôndrias 
e) Ribossomos

Questão 6 - UNISC Medicina 2015/1 - São estruturas citoplasmáticas que contêm no seu interior enzimas importantes nos mecanismos de digestão intracelular. 

a) Ribossomos. 
b) Peroxissomo. 
c) Lisossomos. 
d) Retículo endoplasmático. 
e) Complexo de Golgi.

GABARITO:
1) C
2) A
3) E
4) C
5) C
6) C

Nenhum comentário:

Postar um comentário