PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre as Mitocôndrias - com gabarito

Questão 1 - ENEM PPL 1° Dia 2013 - Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas em que ocorrem etapas do processo de respiração celular. Nesse processo, moléculas orgânicas são transformadas e, juntamente com o O2, são produzidos CO2 e H2O, liberando energia, que é armazenada na célula na forma de ATP. Na espécie humana, o gameta masculino (espermatozoide) apresenta, em sua peça intermediária, um conjunto de mitocôndrias, cuja função é 

a)facilitar a ruptura da membrana do ovócito. 
b)acelerar sua maturação durante a espermatogênese. 
c)localizar a tuba uterina para fecundação do gameta feminino. 
d)aumentar a produção de hormônios sexuais masculinos. 
e)fornecer energia para sua locomoção.

Questão 2 - ENEM 1° Dia 2013 - A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do trangene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
 
a)Lisossomo. 
b)Mitocôndria. 
c)Peroxissomo. 
e)Retículo endoplasmático.

Questão 3 - UDESC Prova Manhã 2016/2 - Assinale a alternativa que faz a relação correta entre a organela celular e a sua função. 

a) Mitocôndria – Respiração Celular 
b) Lisossomos – Permeabilidade Seletiva 
c) Vacúolo – Armazenamento de DNA 
d) Complexo Golgiense – Síntese de proteínas 
e) Cloroplastos – Transporte de aminoácidos

Questão 4 - ENEM 1ª Aplicação - 1° Dia 2016 - As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células. Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela? 

a) Núcleo. 
b) Mitocôndria. 
c) Peroxissomo. 
d) Complexo golgiense. 
e) Retículo endoplasmático.

Questão 5 - ENEM 2ª Aplicação - 1° Dia 2016 - Companheira viajante Suavemente revelada? Bem no interior de nossas células, uma clandestina e estranha alma existe. Silenciosamente, ela trama e aparece cumprindo seus afazeres domésticos cotidianos, descobrindo seu nicho especial em nossa fogosa cozinha metabólica, mantendo entropia em apuros, em ciclos variáveis noturnos e diurnos. Contudo, raramente ela nos acende, apesar de sua fornalha consumi-la. Sua origem? Microbiana, supomos. Julga-se adaptada às células eucariontes, considerando-se como escrava — uma serva a serviço de nossa verdadeira evolução. McMURRAY, W. C. The traveler. Trends in Biochemical Sciences, 1994 (adaptado). A organela celular descrita de forma poética no texto é o(a) 

a) centríolo. 
b) lisossomo. 
c) mitocôndria. 
d) complexo golgiense. 
e) retículo endoplasmático liso.

GABARITO:
1) E
Resolução: De modo geral, as mitocôndrias estão relacionadas com o processo de respiração celular e são encontradas em maior número em células que apresentam grande atividade metabólica. Essa estrutura nos espermatozoides realizam o processo de oxidação dos compostos orgânicos. Logo, com a energia liberada (ATP) é possível o deslocamento do gameta masculino. Portanto, a alternativa E está correta, tendo em vista que ocorre o fornecimento de energia.
2) B
Resolução: As leveduras são organismos unicelulares e microscópicas, mais conhecidas como fungos. Estas possuem em seu citoplasma muitas organelas, com exceção do cloroplasto que é uma organela presente nas células das plantas e de outros organismos fotossintetizadores. Nesse sentido, tendo em vista que apenas a mitocôndria possui DNA, esta é a única especializada para receber transgenes. Logo, a alternativa B está correta.
3) A
4) B
Resolução: O ciclo de Krebs consiste em uma das etapas do processo de respiração, a qual ocorre na organela denominada mitocôndria. Esta tem a função de produzir energia por meio da quebra da molécula de glicose, introduzindo oxigênio no carbono. Portanto, a alternativa B está correta.
5) C


Nenhum comentário:

Postar um comentário