PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre embriologia I - com gabarito

1) (Enem-2013) As fêmeas de algumas espécies de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhecido como louva-a- -deus, Tenodera aridofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos. BORGES, J. C. Jogo mortal. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado). Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons animais porque

a) promove a maior ocupação de diferentes nichos ecológicos pela espécie.
b) favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais. 
c) impossibilita a transmissão de genes do macho para a prole. 
d) impede a sobrevivência e reprodução futura do macho. e. reduz a variabilidade genética da população.

2) (Unicamp-SP) Nos animais a meiose é o processo básico para a formação dos gametas. Nos mamíferos há diferenças entre a gametogênese masculina e a feminina. 

a) Nos machos, a partir de um espermatócito primário obtêm-se 4 espermatozoides. Que produtos finais são obtidos de um oócito primário? Em que número? 
b) Se um espermatócito primário apresenta 20 cromossomos, quantos cromossomos serão encontrados em cada espermatozoide? Explique. c. Além do tamanho, os gametas masculinos e femininos apresentam outras diferenças entre si. Cite uma delas.

3)(UFSCar-SP) As mais versáteis são as células-tronco embrionárias (TE), isoladas pela primeira vez em camundongos há mais de 20 anos. As células TE vêm da região de um embrião muito jovem que, no desenvolvimento normal, forma as três camadas germinativas distintas de um embrião mais maduro e, em última análise, todos os diferentes tecidos do corpo. Scientific American Brasil. jul. 2004. 

a) Quais são as três camadas germinativas a que o texto se refere? 
b) Ossos, encéfalo e pulmão têm, respectivamente, origem em quais dessas camadas germinativas?

4) (Enem-2006) Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontradas populações de determinada espécie de lagarto que se reproduzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as afirmações seguintes, relativas a esse processo de reprodução. 

I. Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas, cerca de 50% dos filhotes são fêmeas. 
II. Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta última desaparece. 
III. Na partenogênese, um número x de fêmeas é capaz de produzir o dobro do número de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea põe ovos. 

É correto o que se afirma: 

a) apenas em I. 
b) apenas em II. 
c) apenas em I e III. 
d) apenas em II e III. e. em I, II e III.

5) (Enem-2014) Na década de 1990, células do cordão umbilical de recém-nascidos humanos começaram a ser guardadas por criopreservação, uma vez que apresentam alto potencial terapêutico em consequência de suas características peculiares. O poder terapêutico dessas células baseia-se em sua capacidade de:

a) multiplicação lenta. 
b) comunicação entre células. 
c) adesão a diferentes tecidos. 
d) diferenciação em células especializadas.

Mais exercícios de Biologia:

GABARITO:
1) B
2) a) Um óvulo e três corpúsculos polares.
b) O espermatócito primário é uma célula diploide (2n = 20). Os espermatozoides são haploides e terão 10 cromossomos.
c) Espermatozoides possuem cauda (fl agelo), peça intermediária e cabeça, com núcleo e capuz acrossômico. Óvulos não possuem estruturas de locomoção.
3) a) Ectoderme, mesoderme e endoderme.
b) Os ossos e os pulmões originam-se da mesoderme; o encéfalo origina-se da ectoderme.
4) C
5) D


Nenhum comentário:

Postar um comentário