PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre a Teoria de Darwin - com gabarito

Questão 1- UFPE EaD 2010/2.2 -  O conhecimento biológico atual leva a crer que a evolução é inerente a todos os seres vivos. Assim, aponte, dentre as alternativas abaixo, qual dos princípios era defendido por Darwin em sua teoria da evolução dos organismos vivos. 

A) A evolução ocorre de forma lenta e gradual, sob influência da seleção natural. 
B) As catástrofes naturais, como a queda do meteoro que causou a extinção dos dinossauros, são eventos necessários à evolução das espécies. 
C) O criacionismo explica o surgimento de todas as criaturas. 
D) Os genes estão sob influência do ambiente; por isso, sofrem mutações. 
E) A utilização repetida de um órgão promove sua hipertrofia, e a descendência desta característica é herdada pela prole.


Questão 2 - ENEM PPL 1° Dia 2012 - Charles R. Darwin (1809-1882) apresentou em 1859, no livro A origem das espécies, suas ideias a respeito dos mecanismos de evolução pelo processo da seleção natural. Ao elaborar a Teoria da Evolução, Darwin não conseguiu obter algumas respostas aos seus questionamentos. O que esse autor não conseguiu demonstrar em sua teoria? 

a)A sobrevivência dos mais aptos. 
b)A origem das variações entre os indivíduos. 
c)O crescimento exponencial das populações. 
d)A herança das características dos pais pelos filhos. 
e)A existência de características diversas nos seres da mesma espécie.

Questão 3 - UVA/2012 - "A cada geração, os indivíduos que deixam descendentes são, preferencialmente, os que apresentam características relacionadas com a adaptação às condições do ambiente onde vivem". Esta afirmação está de acordo com a: 

A. Teoria evolucionista de Lamarck. 
B. Teoria evolucionista de Darwin. 
C. Teoria da abiogênese. 
D. Teoria da biogênese. 

Questão 4 - UVA/2013.1 - Em relação à evolução biológica, quais dos fatores abaixo estão relacionados com a teoria de Darwin? 

A. Seleção natural e adaptação ao meio. 
B. Lei do uso e desuso e herança dos caracteres adquiridos. 
C. Lei do uso e desuso e mutação. 
D. Recombinação gênica e herança dos caracteres adquiridos.

Questão 5 - ENEM 2ª Aplicação - 1° Dia 2016 - Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos. O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de 

a) mutação. 
b) adaptação. 
c) seleção natural. 
d) recombinação gênica. 
e) variabilidade genética.


Questão 6 - UNIFESP 2006 - Segundo as idéias de Darwin, uma espécie selvagem transmite ao longo das gerações as características que lhe favorecem a sobrevivência em determinado ambiente. (Veja, 10.08.2005.) Para que a afirmação seja verdadeira, é necessário que essas características sejam 

a) constantes na população, dominantes, e estejam correlacionadas à sobrevivência do indivíduo. 
b) afetadas pela seleção natural, genéticas e de maior freqüência na população. 
c) dominantes, proporcionem sucesso reprodutivo e apresentem alta variabilidade. 
d) transmissíveis à descendência, inalteráveis pelo ambiente e estáveis nas gerações. 
e) variáveis na população, herdáveis, e estejam correlacionadas ao sucesso reprodutivo 

GABARITO:
1) A
Resolução Comentada: Apesar de seu desconhecimento sobre a existência dos genes, Darwin defendia que a seleção natural atuava de forma lenta e gradual (gradualismo), selecionando características vantajosas às espécies, deixando-as mais aptas e adaptadas ao ambiente, enquanto que as menos adaptadas seriam extintas. Assim, não sustentou teorias criacionistas ou o catastrofismo. Além disso, a obtenção de uma característica no curso de vida de uma espécie não implica a transferência desta aos descendentes.
2) B
3) B
Resolução: A questão faz uma abordagem em relação teoria evolucionista do inglês Charles Darwin. De acordo com este evolucionista, ao analisar as taxas de reprodução e de mortalidade em diversas populações e ao comprovar esses dados experimentalmente, haveria indivíduos que por serem diferentes sobreviveriam e se reproduziriam com maior sucesso, passando assim suas características. Após vários anos, em ocorrência Os indivíduos que apresentassem características menos favoráveis encontrariam dificuldade para competir, reproduzir e sobreviver. Dessa forma, através da seleção natural, os indivíduos com características desfavoráveis tenderiam a quase desaparecer com o passar dos tempos.
4) A
5) C
Resolução: Darwin e Lamarck apresentaram diferentes teorias da evolução, o primeiro propôs a seleção natural e o segundo a lei do uso e desuso e a transmissão de caracteres adquiridos. Entretanto, ambos afirmam que os indivíduos sofrem efeito da evolução afim de se adaptarem ao meio para a sobrevivência.
6) E
Resolução: Os seres vivos apresentam uma variabilidade. Em determinado ambiente, as características favoráveis são selecionadas pela natureza, e através da reprodução, herdadas pelos descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário