PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre o Reino Monera - com gabarito

Questão 1 - (PUC-RJ)  - Durante um exame de uma criança enferma, o médico explica aos pais que o paciente tem uma doença causada por um organismo unicelular, procarionte e que pode ser combatido com uso de medicamento conhecido genericamente como um antibiótico. O médico descreveu um organismo classificado como: 

a) Fungi. 
b) Animal. 
c) Protista. 
d) Vírus. 
e) Monera.

Questão 2 - MetroCapital Soluções - 2019 - Prefeitura de Conchas - SP - Professor PEB I - Assinale a alternativa que apresenta o reino mais inferior, por conter organismos dotados de organização mais simples: 

A) Reino Protista. 
B) Reino Monera. 
C) Reino Séptico. 
E) Reino Sapiens.

Questão 3 - (FaZU-2002) - Na divisão dos seres vivos em cinco reinos, qual deles é o mais inferior por conter organismos dotados de organização mais simples? 

a) Monera 
b) Protista 
c) Fungi 
d) Metaphyta 
e) Metazoa

Questão 4 - Brasil Escola - O reino Monera é composto dos seres mais abundantes do planeta, também conhecidos como microrganismos, pois todos são unicelulares e microscópicos. Apresentam também a ausência da carioteca, sendo, portanto, classificadas como procariotos. Os grupos que compõem o reino Monera são: 

a) Protozoários e Bactérias 
b) Algas e Bactérias 
c) Fungos e Bactérias 
d) Levedos e Bactérias 
e) Arqueas e Bactérias

Questão 5 - (UFMG) -  Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera? a) Ausência de núcleo e presença de clorofila 

b) Ausência de carioteca e capacidade de síntese proteica 
c) Incapacidade de síntese proteica e parasitas exclusivos 
d) Presença de um só tipo de ácido nucleico e ausência de clorofila 
e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.

GABARITO:
1) E
Resolução Comentada: O causador da doença pertence ao Reino Monera, por se tratar de um organismo procarionte.
2) B
3)A
Resolução Comentada: Os organismos pertencentes ao Reino Monera apresentam organização celular bastante simples. Todos esses seres são unicelulares e procariontes, ou seja, suas células não possuem núcleo delimitado pela membrana nuclear. 
4) E
5) B
Resolução comentada: Os Moneras não apresentam núcleo compartimentado por membrana e possuem a capacidade de síntese protéica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário