PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Exercícios sobre o Albinismo - com gabarito

Questão 1  - RBO - 2012 - Prefeitura de Porto Ferreira - SP - Professor de Biologia - O albinismo é uma característica hereditária: 

A) Ocasionada por uma recombinação gênica. 
B) Ocasionada por um processo de seleção natural. 
C) Ocasionada por uma mutação gênica. 
D) Ocasionada por um processo de especiação.

Questão 2 - Sabemos que o albinismo é uma anomalia genética recessiva em que o indivíduo portador apresenta uma deficiência na produção de melanina em sua pele. Se um rapaz albino se casa com uma menina que produz melanina normalmente, porém que possui mãe albina, qual é a probabilidade de o filho do casal nascer albino? 

a) 100%. 
b) 75%. 
c) 50%. 
d) 25%. 
e) 0%. 

Questão 3 - (Univ. Mogi da Cruzes) - No homem, o albinismo é condicionado por um gene autossômico recessivo, a. Pais normais que têm um filho albino desejam saber: Qual a probabilidade de terem outro filho mas com pigmentação normal da pele? 

a) 1/2 
b) 1/4 
c) 3/4 
d) 1/3 
e) 2/3
Resolução comentada: Se os pais são normais e tem um filho albino, estes são heterozigotos Aa.
A probabilidade do filho ter a pigmentação normal da pele é de 3/4

Questão 4 - CCV/UFC 2010 - Uma mulher negra, de 27 anos, tem cinco filhos, três meninos e duas meninas. Ocorre que três crianças são albinas. Exames comprovaram que o albinismo é do tipo óculo-cutâneo de herança autossômica recessiva (Tipo 1 – deficiência de tirosinase). A partir da leitura do texto, podemos afirmar que: A) as meninas não poderiam ser afetadas pela anomalia. 

B) a doença está relacionada à deficiência do aminoácido tirosina. 
C) o pai biológico dessas crianças, obrigatoriamente, deve ser albino. 
D) os pais biológicos têm que ser portadores do gene do albinismo Tipo 1. 
E) a doença afeta apenas a área dos olhos, com pouca pigmentação da íris.

Questão 5 - FUNDEP - 2014 - FAME - Vestibular O albinismo é uma característica em que o indivíduo portador não produz melanina devido à ausência de enzimas na síntese dessa proteína. Sobre essa característica, assinale a alternativa INCORRETA. 

A) O albinismo é uma característica que pode ser analisada por meio de genética mendeliana. 
B) O alelo para essa característica só se manifesta quando em dose dupla. 
C) Nos gametas do indivíduo albino, o alelo dominante estará presente. 
D) No indivíduo albino, o gene recessivo estará presente em seus neurônios.

Questão 6 - UECE 2013.2 - Em situações problemas relacionadas à genética mendeliana, um dos cálculos probabilísticos utilizados é a aplicação da denominada “regra da adição” para o cálculo da probabilidade da ocorrência de eventos mutuamente exclusivos. A partir dessa informação, indique entre as opções abaixo a fração que representa a chance de um casal de pele normal, portador de gene para albinismo ter dois filhos, de qualquer sexo, sendo o primeiro de pele normal e o outro albino ou ambos normais. 
A) 3/16 
B) 9/16 
C) 12/16 
D) 9/64

GABARITO:
1) C

2) C
Resolução comentada: Como a mãe da garota era albina, podemos concluir que ela apresenta um gene recessivo para o albinismo. Como ela produz melanina, possui um gene dominante. Sendo assim, o genótipo da garota em questão é Aa. Como o rapaz é albino, seu genótipo é aa. Realizando o cruzamento, percebemos que a chance de a criança nascer albina é de 50%. Observe:

Observe que 50% dos descendentes são albinos.
3) C
Resolução comentada: Se os pais são normais e tem um filho albino, estes são heterozigotos Aa.
A probabilidade do filho ter a pigmentação normal da pele é de 3/4

4) D
Resolução comentada: A palavra albinismo provém do latim albus, que significa branco, e traduz uma condição rara em que o indivíduo apresenta defeitos genéticos que inibem ou reduzem acentuadamente a produção de melanina em seu organismo. O albinismo óculo-cuticular é aquele que afeta tanto os olhos como a pele e os pelos do indivíduo que apresenta a anomalia. A herança é autossômica, porque não está ligada aos genes sexuais (X e Y), e recessiva, porque a presença do gene que o determina não tem efeito imediato sobre o fenótipo (aparência do indivíduo), sendo necessária a presença desse gene em duplicidade para que a característica manifeste-se (aa). Uma pessoa não albina pode portar o gene do albinismo, caso o tenha herdado de um dos pais. Mas, para que uma pessoa seja albina, é preciso que ela receba o gene do albinismo de ambos os pais. Existem diversos tipos de albinismo óculo-cutâneo, sendo os mais comuns o albinismo Tipo 1 (tirosinase negativo) e o Tipo 2 (tirosinase positivo). O Tipo 1 caracteriza-se pela ausência da enzima tirosinase, responsável pela transformação da substância tirosina em melanina. O albino tirosinase negativo possui uma anomalia genética no loco que rege a síntese de tirosinase, de modo que não produz quantidades suficientes dessa enzima para promover a oxidação da tirosina e iniciar o processo de formação da melanina. Portanto, está correta a alternativa D.

5) C

6) C



Nenhum comentário:

Postar um comentário