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terça-feira, 6 de abril de 2021

Introdução à citologia e membranas celulares - Exercícios Biologia com Gabarito

1) Muitos eventos e estruturas biológicas são menores do que pode o olho humano enxergar, cujo poder de resolução fica em torno de 100 µm. O microscópio óptico aumenta esse poder para cerca de 200 nm (0.2 µm), limitado pelo comprimento da luz visível (0.4-0.7 µm). O microscópio eletrônico pode aumentar esse poder para 2 nm (0.002 µm) pela substituição do feixe de luz por um feixe de elétrons. Assinale a alternativa em que a estrutura biológica pode ser visualizada pelo recurso indicado a seguir.

A) Vírus, pelo microscópio óptico.
B) Mitocôndrias, pela vista desarmada.
C) Óvulo animal, pela vista desarmada.
D) Molécula de hemoglobina, pelo microscópio eletrônico.
E) Estrias das células musculares esqueléticas, pela vista desarmada.

2) (Enem-2012) Osmose é um processo espontâneo que ocorre em todos os organismos vivos e é essencial à manutenção da vida. Uma solução 0,15 mol/L de NaCℓ (cloreto de sódio) possui a mesma pressão osmótica das soluções presentes nas células humanas. A imersão de uma célula humana em uma solução 0,20 mol/L de NaCℓ tem, como consequência, a: 

a) absorção de íons Na+ sobre a superfície da célula. 
b) difusão rápida de íons Na+ para o interior da célula. 
c) diminuição da concentração das soluções presentes na célula. 
d) transferência de íons Na+ da célula para a solução. 
e) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução

3) (Fuvest-SP) As bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram-se em consequência da proliferação de micro-organismos. O mesmo não acontece com a bananada, conserva altamente açucarada, produzida com essas frutas. 

a) Explique, com base no transporte de substâncias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar. 
b) Dê exemplo de outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiológico.


4) (Vunesp-SP) Um estudante coletou água de um lago e a separou em duas amostras de volumes iguais, A e B. Em ambas observou, ao microscópio, paramécios vivos, nos quais se destacavam seus vacúolos contráteis. Analisando os paramécios de ambas as amostras, o estudante não notou qualquer diferença. Em seguida dobrou a quantidade de líquido em ambas as amostras, adicionando água pura à amostra A e solução saturada de NaCℓ à amostra B. Passados alguns minutos, voltou a observar os paramécios. Em termos de volume celular e atividade dos vacúolos, que diferenças o estudante deve ter observado nos paramécios da amostra A, após a adição da água, e nos paramécios da amostra B, após a adição da solução saturada de NaCℓ? Justifique sua resposta.

5) (Fuvest-SP) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante?



GABARITO:
1) B
2) E
3) a) O meio externo torna-se hipertônico em relação às células da banana e dos micro-organismos. Por consequência, as células perdem água por osmose; bactérias e fungos morrem desidratados.
b) Utilização de sal. Carnes salgadas demoram mais tempo para deteriorar-se pelo mesmo motivo da bananada.
4) A: os paramécios devem manter o volume celular, pela atividade dos vacúolos contráteis, pois eles expulsam a água que entra na célula, por osmose. B: os paramécios devem perder volume celular, pois em ambiente hipertônico perdem água, por osmose
5) Não. As bactérias não possuem núcleo individualizado, mas possuem DNA na região chamada nucleoide.

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