PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Exercícios sobre os Lisossomos - com gabarito

Questão 1 - URCA 1º Dia 2016/2 - Sobre os lisossomos é correto afirmar: 

a) Tem função de digestão celular. 
b) São as únicas organelas presentes em todos os modelos celulares. 
c) Estão relacionados com a excreção celular. 
d) Possuem tilacóides. 
e) São intimamente ligados a divisão celular.

Questão 2 - USS 2017/2 - Durante anos, a autofagia foi reconhecida apenas como um tipo de morte celular, pela qual ocorre a autodestruição seletiva de componentes intracelulares. Entretanto, estudos recentes consideram esse processo como um artifício de sobrevivência bastante sofisticado dos organismos, a ponto de o biólogo japonês Yoshinori Ohsumi ser laureado com o prêmio Nobel de medicina 2016 por suas contribuições nessa área. Adaptado de revistapesquisa.fapesp.br, 04/10//2016. A autofagia é um processo de digestão celular realizado pela seguinte organela: 

a) centríolo 
b) lisossomo 
c) complexo golgiense 
d) retículo endoplasmático

Questão 3 - FCMMG Demais Cursos 2018/1 - A digestão intracelular promovida pela célula pode ser de partículas e substâncias vindas de fora (função heterofágica) ou partes da própria célula (função autofágica). A estrutura celular diretamente relacionada com o processo descrito é: 

a) Retículo Endoplasmático 
b) Mitocôndria 
c) Ribossomo 
d) Lisossomo

Questão 4 - UVA/2007.1 - Dentre as organelas abaixo, qual se encontra com sua atividade aumentada durante a fagocitose? 

A. Ribossomo 
B. Lisossomo 
C. Centríolos 
D. Retículo endoplasmático

Questão 5 - UVA/2005.2 - Na imensa maioria dos mamíferos, os eritrócitos são anucleados, entretanto originam-se dos eritroblastos, que possuem núcleo. No processo de transformação do eritroblasto em eritrócito o núcleo é eliminado. Qual das organelas abaixo está envolvida diretamente nesse processo? 

A. Ribossomo 
B. Lisossomo 
C. Complexo golgiense 
D. Cloroplasto

GABARITO:
1) A
2) B
3) D
4) B
Resolução: Durante a fagocitose existe o englobamento de partículas pela célula. Neste momento entrará em atividade os lisossomos que terão por finalidade atacar e digerir este material que fora fagocitado.
5) B
Resolução: A autofagia é responsável pela transformação de um tipo celular em outro, o que ocorre no processo de formação das hemácias (ou eritrócitos). Essas células são desprovidas de núcleos e de organelas, mas se originam de células (eritroblastos) da medula óssea vermelha que contêm essas estruturas. Nesse processo de transformação, o núcleo é eliminado da célula e os lisossomos dos eritroblastos digerem as estruturas citoplasmáticas por autofagia. Formam-se, então, as hemácias, que penetram na corrente sangüínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário