PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre a origem da vida III - com gabarito

Questão 01 - (UNIFESP SP/2009) A sonda Phoenix, lançada pela NASA, explorou em 2008 o solo do planeta Marte, onde se detectou a presença de água, magnésio, sódio, potássio e cloretos. Ainda não foi detectada a presença de fósforo naquele planeta. Caso esse elemento químico não esteja presente, a vida, tal como a conhecemos na Terra, só seria possível se em Marte surgissem formas diferentes de 
a) DNA e proteínas. 
b) ácidos graxos e trifosfato de adenosina. 
c) trifosfato de adenosina e DNA. 
d) RNA e açúcares. 
e) Ácidos graxos e DNA.

Questão 02 - 61 - (UESPI/2010) Em março de 2009, a Agência Espacial Americana (NASA) iniciou a procura de planetas semelhantes à Terra, utilizando para isso o poderoso telescópio Kepler que, do espaço, transmitirá imagens aos astrônomos. Considerando a possibilidade da existência de vida em outros planetas, que características tais organismos deveriam possuir em um ambiente primitivo semelhante à Terra há 4,5 bilhões de anos? 
a) As primeiras células deveriam ter carioteca e cloroplasto. 
b) Seu material genético deveria ser formado de DNA fita dupla. 
c) Seu metabolismo deveria ser quimioautotrófico. 
d) Consumiriam matéria orgânica como fonte de nutrientes. 
e) Seriam fotossintetizantes.

Questão 03 - (UDESC SC/2010) Uma das hipóteses quanto à origem da vida é a evolução gradual dos sistemas químicos, também conhecida como a hipótese de Oparin e Haldene. Assinale a alternativa incorreta em relação a esta hipótese. 
a) Oparin acreditava que as descargas elétricas das tempestades promoveram várias reações químicas nos coacervados, formando os primeiros complexos moleculares inorgânicos nos oceanos primitivos. 
b) Época em que havia muitas tempestades com descargas elétricas frequentes, fornecendo energia necessária para que algumas moléculas, presentes na atmosfera, se unissem e formassem as primeiras moléculas orgânicas. 
c) Oparin suspeitou que a formação dos complexos moleculares pudesse ter ocorrido nos mares ou oceanos primitivos, dando aos complexos o nome de coacervados. 
d) O resfriamento da crosta terrestre ocorreu pela intensa frequência de chuvas, o que permitiu o acúmulo de água, dando origem aos mares primitivos. 
e) Além das tempestades intensas, havia grande quantidade de radiações, principalmente de raio ultravioleta, que atingiam a Terra, pois não existia o escudo de ozônio (O3).

Questão 04 - (PUC RJ/2011) Louis Pasteur derrubou a teoria da abiogênese, comprovando que a vida não surgia espontaneamente. Para isso, ele realizou experimento utilizando um frasco com gargalo em forma de pescoço de cisne que impedia 
a) a alteração do pH do líquido dentro do frasco. 
b) a alteração da temperatura do líquido dentro do frasco. 
c) o contato do oxigênio presente no ar com o líquido dentro do frasco. 
d) o contato do vapor d’água presente no ar com o líquido dentro do frasco. 
e) o contato de microrganismos presentes no ar com o líquido dentro do frasco.

Questão 05 - (UPE/2011) No planeta Terra, há aproximadamente quatro bilhões de anos, gerou-se a vida atendendo a seu imperativo autopoético em um universo que obedecia a leis termodinâmicas. A origem da vida se baseia em diferentes hipóteses. Assinale a afirmativa que correlaciona adequadamente a teoria relativa à origem dos seres vivos ao exemplo correspondente. 
a) Teoria da Abiogênese - no século V a.C., o cientista grego Anaxágoras lançou a ideia de que a vida, dispersa sob a forma de sementes por todo o universo, havia pousado na Terra. 
b) Teoria do Big Bang - “Ser uma entidade distinta do ambiente exige uma barreira à difusão livre. A necessidade de isolar um subsistema termodinamicamente é uma condição irredutível da vida. É o fechamento de uma membrana anfifílica de duas camadas, sob a forma de uma vesícula, que representa a transição clara da não-vida para a vida.” (Harold Morowitz) 
c) Teoria da Biogênese - os seres vivos se originam a partir de outro pré-existente, sendo assim não podem surgir por outros mecanismos que não a reprodução. Assim Lewis Thomas destaca “O aparecimento dessas células, ... foi um grande acontecimento da evolução planetária, e levou diretamente, linhagem por linhagem, a nosso eu complexo, com o cérebro e tudo o mais.” 
d) Teoria do Mundo de RNA - “Quando se espreme uma roupa de baixo suja, ...um fermento drenado da roupa e transformado pelo cheiro do cereal reveste o próprio trigo com sua pele e o transforma em camundongos...” (Jan Baptiste Van Helmont) 
e) Teoria da Panspermia – segundo Gilbert, a reprodução e o metabolismo das primeiras formas de vida dependiam das atividades catalíticas e replicativas do RNA, e que tanto o DNA quanto as proteínas teriam assumido suas funções atuais posteriormente.

Questão 06 - (UEFS BA/2011/Janeiro) A busca de evidências da existência de vida em outros planetas conduz o ser humano à análise das condições iniciais no planeta Terra. Diante dos conhecimentos atuais, propostos por Oparin e Haldane e relacionados à primeira forma de vida existente na Terra e às condições da sua atmosfera primitiva, pode-se inferir que os primeiros seres vivos possuíam modo de vida 
a) autotrófico, habitando uma atmosfera redutora diferente da atmosfera atual. 
b) autotrófico, sobrevivendo em uma atmosfera rica em gases complexos, tais como metano e gás carbônico. 
c) heterotrófico anaeróbico, habitando uma atmosfera redutora, possivelmente devido à combinação do oxigênio com outros elementos químicos, formando determinados compostos. 
d) heterotrófico anaeróbico, habitando uma atmosfera oxidante, semelhante às condições atuais da atmosfera terrestre. 
e) heterotrófico aeróbico, sobrevivendo em uma atmosfera altamente oxidante.

Questão 07 - (UECE/2011/Julho) Podemos afirmar corretamente que os aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e salinidade e que inspiraram Oparin a formular sua teoria para a origem da vida estão reunidos em 
a) coacervados. 
b) micoplasmas. 
c) microsferas. 
d) arqueobactérias.

Questão 08 - (UECE/2011/Julho) Precedendo a origem da vida, formaram-se os sistemas moleculares orgânicos que possibilitaram reunir principalmente nos seres vivos 4 (quatro) elementos químicos. Esses elementos são: 
a) carbono, oxigênio, nitrogênio e cálcio. 
b) oxigênio, hidrogênio, fósforo e enxofre. 
c) carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. 
d) oxigênio, cálcio, fósforo e enxofre. 

Questão 09 - (FGV/2014/Janeiro) Na difícil busca pela explicação científica sobre a origem da vida no planeta Terra, uma das etapas consideradas essenciais é o surgimento de aglomerados de proteínas, os coacervatos, capazes de isolar um meio interno do ambiente externo, permitindo que reações bioquímicas ocorressem dentro dessas estruturas de forma diferenciada do meio externo. Tal hipótese, envolvendo essa etapa, 
a) contesta o princípio da abiogênese sobre a evolução bioquímica de moléculas orgânicas. 
b) reforça a ideia comprovada de que todo ser vivo se origina de outro. 
c) considera como espontâneo o processo de surgimento da vida no planeta. 
d) sugere que os primeiros seres vivos se multiplicavam como os vírus atuais.

Questão 10 - (PUC RS/2014/Julho) Há menos de dois bilhões de anos, as primeiras células, que replicavam seu DNA e que deram origem às linhagens hoje existentes, teriam sido exterminadas se 
a) fossem de tamanho minúsculo. 
b) vivessem isoladas e independentes. 
c) fossem envoltas por uma membrana. 
d) sintetizassem moléculas contendo carbono. 
e) ficassem expostas à radiação da luz ultravioleta.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - A
04 - E
05 - C
06 - C
07 - A
08 - C
09 - C
10 - E

Nenhum comentário:

Postar um comentário