PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre transportes ativo e passivo - com gabarito

1. ENEM 2017 -  Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaCl), historicamente utilizado pelos tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe. O que ocorre com as células presentes nos alimentos preservados com essa técnica?
a) O sal adicionado diminui a concentração de solutos em seu interior.
b) O sal adicionado desorganiza e destrói suas membranas plasmáticas.
c) A adição de sal altera as propriedades de suas membranas plasmáticas.
d) Os íons Na+ e Cl- provenientes da dissociação do sal entram livremente nelas.
e) A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas.

2. MACK 2003 - Células animais e vegetais foram colocadas em frascos separados, contendo uma solução de água e NaCl. Após algum tempo, somente as células animais estavam rompidas. Isso permite concluir que a solução era I, provocando II das células animais e III das células vegetais.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os espaços I, II e III.
a) isotônica; deplasmólise; turgência
b) hipotônica; lise; turgência
c) isotônica; lise; plasmólise
d) hipertônica; lise; turgência
e) hipotônica; deplasmólise; plasmólise

3. UNG - Batatas, antes de serem fritas, são imersas em água com sal durante alguns minutos e depois escorridas em papel absorvente. Além de realçar o sabor, qual o efeito biológico acarretado por essa providência?
a) As batatas amolecem tornando-se mais fáceis de mastigar.
b) A água com sal hidrata o alimento tornando-o mais volumoso.
c) A água lava o alimento e elimina as bactérias alojadas nas células.
d) As batatas perdem água, fritam melhor e tornam-se mais crocantes.
e) A água acelera os processos mitóticos, aumentando a massa das batatas.

4. CFTMG - A membrana plasmática delimita a célula, permitindo a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o interno e vice-versa. Se essas substâncias são transportadas com gasto de energia, então, o mecanismo envolvido é a(o)
a) troca gasosa.
b) transporte ativo.
c) difusão simples.
d) difusão facilitada.

5. PUC MG - Uma célula vegetal, plasmolisada em solução de concentração fraca, foi colocada em outra solução hipertônica em relação à célula. Em função disso, deverá ocorrer
a) perda de água pela célula.
b) ganho de água pela célula.
c) equilíbrio desde o início.
d) rompimento celular.
e) saída de soluto.

6. UEVA-CE - A membrana plasmática é um complexo lipoproteico, seletivo, que possibilita as diferentes concentrações e trocas iônicas entre os meios intra e extracelular. É correto afirmar:
a) Lipossolubilidade e gradiente de concentração são fatores inerentes ao transporte passivo.
b) Na difusão simples, quanto maior a molécula do soluto, mais rápido será seu transporte pela membrana.
c) A concentração de soluto determina o fenômeno osmótico pela maior permeabilidade da membrana.
d) Na difusão simples, a taxa de transporte pela membrana corresponde à mesma taxa comparada à difusão facilitada.

7. UFSM 2014 - Um menino apaixonado por peixes resolveu montar um aquário em sua casa. Em uma loja, adquiriu três espécies diferentes, levando em consideração o aspecto visual: peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris, espécie marinha), peixe-anjo-imperador (Pomacanthus imperator, espécie marinha) e peixinho-dourado (Carassius auratus, espécie de água doce). Todas as espécies foram colocadas no mesmo aquário, que estava preenchido com água de torneira desclorada. As duas espécies marinhas incharam e morreram rapidamente, e apenas o peixe-dourado sobreviveu. Depois do ocorrido, o menino descobriu que os indivíduos das duas espécies marinhas morreram, porque a água do aquário funcionava como uma solução ________________ em relação aos seus fluidos corporais, ocorrendo um __________________________ que causou o inchaço por __________________________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a) hipotônica - desequilíbrio osmótico - absorção excessiva de água.
b) hipotônica - transporte ativo de minerais para fora de seus corpos - absorção excessiva de água.
c) hipertônica - desequilíbrio osmótico - perda de sais minerais e desidratação das espécies.
d) hipertônica - transporte ativo de minerais para dentro de seus corpos - absorção excessiva de água.
e) isotônica - desequilíbrio osmótico - perda de sais minerais e desidratação das espécies.

8. UFPA -PA - Uma célula vegetal colocada em um meio hipotônico:
a) sofrerá plasmólise
b) não sofrerá qualquer alteração
c) ficará túrgida
d) sofrerá plasmoptise
e) haverá saída de água da célula

9. UNIFESP - O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar micro-organismos causadores de doenças, como as amebas. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque
a) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.
b) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.
c) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.
d) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.
e) nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.

10. UFRN - As hemácias de mamíferos são isotônicas quando comparadas a uma solução salina de NaCl a 0,9%. Tais hemácias, colocadas em uma solução com concentração de 0,2% de NaCl, sofrem
a) diálise com hemólise.
b) osmose sem hemólise.
c) osmose com hemólise.
d) diálise sem hemólise.

GABARITO:
1) E
2) B
3) D
4) B
5) A
6) A
7) A
8) C
9) A
10) C

Nenhum comentário:

Postar um comentário