PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre cisticercose - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2002 - Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue 
a) não tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros. 
b) não tem fundamento, pois a cisticercose não é transmitida pelo consumo de carne, mas, sim, pela picada de mosquitos vetores. 
c) não tem fundamento, pois a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem caramujos hospedeiros do verme. 
d) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contaminada por larvas encistadas, os cisticercos. 
e) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo dos ovos da tênia, os cisticercos, que ficam alojados na carne do animal hospedeiro.

Questão 02 - FUVEST 1980 - Na cisticercose, o homem pode fazer o papel de hospedeiro intermediário no ciclo evolutivo da Taenia solium (tênia). Isto acontece porque 
a) ingeriu ovos de tênia. 
b) andou descalço em terras contaminadas. 
c) foi picado por "barbeiro". 
d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas da tênia. 
e) nadou em água com caramujo contaminado.

Questão 03 - CESMAC 2016/1 -  A cisticercose é uma doença parasitária comum em países pobres, cujas condições higiênico-sanitárias de produção alimentícia são precárias. Sobre o parasita causador dessa doença, não é correto afirmar que: 
a) é um verme nematelminto. 
b) possui simetria bilateral. 
c) é um animal triblástico. 
d) possui corpo achatado. 
e) o porco é seu hospedeiro intermediário.

Questão 04 - FCMMG 2017/2 - ”...a gravidade da doença depende muito da região infectada. Um cisticerco localizado no cérebro, por exemplo, pode causar dores de cabeça, convulsões, confusão mental e até a morte, sendo, obviamente, o caso clínico mais grave. Alojado na coluna e região musculares, causa dor e dificuldade de locomoção. Na região ocular, causa distúrbios visuais e até cegueira.” O texto acima refere-se à CISTICERCOSE, ocasionada por ingestão de 
a) carne de porco crua. 
b) ovos de Taenia solium. 
c) verduras contaminadas por ovos de Nematelmintos. 
d) carne de porco ou boi, contaminadas por larvas de Taenia.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - A
04 - B

Nenhum comentário:

Postar um comentário