PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre o Ascaris lumbricoides - com gabarito

Questão 01 - UECE 2014 - O Ascaris lumbricoides é causador da verminose mais difundida no mundo: a ascaridíase. Sobre esses vermes, pode-se afirmar corretamente que 
a) possuem coloração que varia entre o branco e o amarelado, corpo liso e brilhante, alongado e achatado. 
b) os machos são maiores do que as fêmeas e apresentam a extremidade posterior do corpo fortemente encurvada para a face ventral. 
c) a intensidade das alterações provocadas independe do número de larvas presente no hospedeiro e mesmo as pequenas infecções causam sintomas graves, como lesões hepáticas e perfuração de órgão, levando à morte. 
d) em consequência de sua elevada prevalência e de sua ação patogênica, esse verme pode ser considerado uma das causas do subdesenvolvimento nutricional de grande parte da população de países subdesenvolvidos.

Questão 02 - Mackenzie 2010/2 - O Ascaris lumbricoides é um verme causador da ascaridíase, uma verminose muito comum em países subdesenvolvidos. Quando adultos, esses vermes se instalam no intestino, onde se reproduzem. Assinale a alternativa correta. 
a) Uma vez instalados, esses vermes provocam, com seus dentes, lesões na parede do intestino, causando disenterias. 
b) Essa verminose é contraída quando as larvas penetram pela pele. 
c) No intestino, os vermes competem com o hospedeiro pelo alimento digerido, provocando quadros de desnutrição. 
d) As larvas desses vermes podem se instalar no cérebro, condição conhecida como cisticercose cerebral. 
e) Esses vermes são hermafroditas e podem se reproduzir por autofecundação ou  por fecundação cruzada.

Questão 03 - FAMERP 2016 - O resultado do exame de fezes de um garoto indicou que ele tinha ascaridíase, doença causada pelo parasita Ascaris lumbricoides. Esse parasita é um 
a) protozoário ciliado. 
b) animal de corpo achatado. 
c) protozoário flagelado. 
d) animal de corpo cilíndrico. 
e) animal de corpo segmentado.

Questão 04 - ETEC 2016/1 - O ser humano pode conseguir muitos benefícios por meio do solo, mas também pode contrair vários tipos de doenças, se o solo estiver contaminado. Entre essas doenças, destacam-se as verminoses, causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Uma das verminoses mais comuns em todo o mundo é a ascaridíase, doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga. Para prevenir a contaminação do organismo humano por esse verme, é importante 
a) vacinar anualmente as crianças e os adultos. 
b) evitar regiões com focos de pernilongos transmissores. 
c) lavar bem as mãos e os alimentos, antes das refeições. 
d) evitar comer carne de porco ou de boi mal passada ou crua. 
e) andar sempre calçado, para impedir a penetração das larvas através da pele.

Questão 05 - Há um tipo de parasita da espécie humana cujas larvas perfuram os alvéolos pulmonares, passando do sangue para o ar contido na árvore respiratória. Subindo pelos brônquios, atingem a faringe, causando irritação e tosse seca. Este parasita é: 
a) Ascaris lumbricoides. 
b) Wuchereria bancrofti. 
c) Enterobius vermicularis. 
d) Trypanosoma cruzi.

GABARITO
01 - D
O Ascaris lumbricoides é um verme difundido pela água, sendo muito prevalente em locais com subdesenvolvimento e condições inadequadas de saneamento básico. Além disso, esse verme é um parasita hematófago que está relaciona a problemas nutricionais graves.

02 - C

03 - D

04 - C
A melhor medida preventiva para verminoses é o saneamento básico e higiene. Então lavar bem as mãos e os alimentos é essencial. Não existe vacina (letra A), pernilongos seria no caso da transmissão de outras doenças (letra B); carne de porco ou de boi crua é para a taenia (letra D); andar com sapato seria uma medida eficaz para evitar a doença conhecida como amarelão (letra E).

05 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário