PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre a origem da vida IV - com gabarito

Questão 01 - (PUC RS/2014/Julho) Os organismos vivos são assim denominados por apresentarem, entre outras propriedades, metabolismo próprio. Considerando essa informação, das seguintes alternativas, qual NÃO é uma característica dos organismos vivos?
a) Podem ser celulares ou acelulares. 
b) São estruturados por proteínas. 
c) São baseados em soluções aquosas. 
d) São mantidos por reações enzimáticas. 
e) Possuem genoma composto por bases nucleotídicas.

Questão 02 - (UECE/2014/Julho) Para tentar responder à pergunta: “Como foi possível aos primeiros organismos vivos adquirirem seus componentes orgânicos básicos?”, o bioquímico Alexander I. Oparin propôs a teoria da origem precoce da vida, na história da Terra, postulando que a atmosfera foi, naquele tempo, muito diferente da que existe hoje. Essa atmosfera proposta por Oparin era rica em: a) oxigênio, água e metano. 
b) oxigênio, água e amônia. 
c) metano, oxigênio e amônia. 
d) metano, amônia e água.

Questão 03 - (ENEM/2012/1ª Aplicação) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que 
a) seres vivos podem ser criados em laboratório. 
b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos. 
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente. 
d) seres vermiformes e microorganismos são evolutivamente aparentados. 
e) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente. 

Questão 04 - (FPS PE/2015/Janeiro) Em qual das teorias sobre a origem da vida Jan Baptista Van Helmont estava baseado quando dizia: “Coloca-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em 21 dias, surgirão ratos”? 
a) Biogênese 
b) Renascimento 
c) Adaptação 
d) Abiogênese 
e) Abiótica 
 
Questão 05 - (UNICAMP SP/2016/1ª Fase) Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que 
a) a composição química da atmosfera influenciou o surgimento da vida. 
b) os coacervados deram origem às moléculas orgânicas. 
c) a teoria da abiogênese foi provada pelos experimentos de Pasteur. 
d) o vitalismo é uma das bases da biogênese.

Questão 06 - (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/2017/Julho) Embora a hibridação seja um fenômeno bastante conhecido na natureza, frequentemente os híbridos, em especial os animais, são inférteis. Com base nos conhecimentos sobre isolamento reprodutivo identifique, explicando, a principal causa da infertilidade dos híbridos. 

Questão 07 - (FPS PE/2017/Julho) O conhecimento científico desenvolveu ao longo do tempo diversas propostas para explicar a origem da vida na Terra. Correlacione as teorias/hipótese apresentadas (coluna 1) com seus princípios fundamentais (coluna 2), numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
1) Teoria da Geração Espontânea 
2) Teoria da Biogênese 
3) Teoria da Panspermia 
4) Teoria da Evolução Química ou Molecular 
5) Hipótese Heterotrófica 
( ) A vida na Terra originou-se de compostos inorgânicos que se combinaram formando moléculas orgânicas simples que, por sua vez, se combinaram e formaram compostos orgânicos complexos. 
( ) Os seres poderiam surgir a partir de outros processos, além da reprodução. 
( ) Os seres são originados pela reprodução de seres de sua própria espécie. 
( ) Os primeiros seres vivos se alimentavam de moléculas orgânicas disponíveis no meio ambiente. 
( ) A vida na Terra originou-se de substâncias precursoras da vida ou mesmo de seres vivos, provenientes de outros locais do cosmo. 
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
a) 4, 2, 1, 5, 3.
b) 2, 1, 3, 5, 4. 
c) 4, 1, 2, 5, 3. 
d) 2, 3, 1, 4, 5. 
e) 2, 1, 3, 4, 5. 

Questão 08 - (UCS RS/2017/Julho)  
Uma das hipóteses do surgimento dos primeiros seres vivos apoia-se no fato de que a fonte de alimentos seria constituída de moléculas orgânicas produzidas de modo abiogênico, as quais se acumulavam nos mares e lagos primitivos. Os primeiros seres vivos eram organismos muito simples, que ainda não teriam desenvolvido a capacidade de produzir substâncias alimentares, utilizando as substâncias orgânicas disponíveis no meio. Essa hipótese é denominada de 
a) panspermia. 
b) heterotrófica. 
c) geração espontânea. 
d) autotrófica. 
e) abiogênica.

Questão 09 - (UECE/2020/Janeiro) Evidências científicas apontam que a Terra se originou há 4.5 bilhões de anos. Em relação às teorias sobre a origem da vida na Terra, é correto afirmar que 
a) Louis Pasteur (1822-1895), médico Francês, realizou experimentos em frascos de vidro, do tipo pescoço de cisne, para demonstrar que a abiogênese era uma teoria equivocada. 
b) Aristóteles, filósofo da antiguidade, acreditava que alguns seres vivos apareciam por geração espontânea, seguindo o princípio da biogênese. 
c) Francesco Redi (1926-1697), biólogo italiano, demonstrou que larvas de moscas que surgiam em pedaços de carne em decomposição nasciam de ovos colocados por organismos já existentes, corroborando a abiogênese. 
d) Jean Baptist van Helmont (1577-1644), médico e químico belga, produziu uma receita para o nascimento de camundongos por biogênese, misturando camisas sujas e grãos de trigo.

Questão 10 - (Encceja/2017/Ensino Fundamental Regular) A figura ilustra o experimento realizado por Urey e Miller para testar a hipótese da origem da vida a partir de substâncias presentes na atmosfera terrestre primitiva. 
Por quais mudanças de estado a água passa nesse experimento a partir do momento em que é aquecida? 
a) Fusão e ebulição. 
b) Sublimação e liquefação. 
c) Ebulição e condensação.
d) Vaporização e sublimação.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - C
04 - D
05 - A

06 - Como o produto do cruzamento de espécies distintas, os híbridos possuem número de cromossomos variável, o que impede o processo de meiose.

07 - C
08 - B
09 - A
10 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário