PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre Fisiologia - com gabarito

01. (UNICAMP) O corpo humano é composto por pelo menos dois tipos de gordura. A mais comum é o tecido adiposo branco, um tipo perigoso que se acumula ao redor das vísceras e debaixo da pele, podendo causar obesidade e desencadear complicações metabólicas, como o diabetes tipo 2. A outra é o tecido adiposo marrom, que regula a produção de calor e, consequentemente, a temperatura corporal.
Assinale a alternativa correta.
a) O tecido adiposo branco produz mais energia que o tecido adiposo marrom.
b) O tecido adiposo marrom não produz ATP, mas produz calor.
c) O tecido adiposo branco não produz ATP, mas produz calor.
d) O tecido adiposo branco produz ATP e calor.

02. Albert Einstein 2016/2 - Exames de urina ajudam a diagnosticar alguns problemas que ocorrem em nosso organismo. Em um hospital, a análise da urina de um paciente adulto revelou o seguinte resultado para alguns de seus componentes:
O resultado da análise nos dá indício de que o paciente em questão
a) apresenta absorção regular de aminoácidos e de glicídios no duodeno, e que uma vez no sangue circulante, estas substâncias são normalmente absorvidas pelas células.
b) não apresenta absorção regular de aminoácidos e de glicídios no duodeno, embora apresente níveis normais destas substâncias no sangue circulante.
c) apresenta níveis elevados de glicose no sangue, e parte dela não é reabsorvida pelos rins, sendo eliminada na urina.
d) é saudável, uma vez que esses resultados estão dentro dos valores de referência.

03. (UNIFESP-SP)  - O DNA e o RNA que ingerimos em nossa alimentação são digeridos no mesmo local e sob ação da mesma secreção que promove, também, a digestão dos lipídios. Portanto, é correto afirmar que:
a) a digestão que ocorre na boca quebra grandes moléculas de DNA e RNA em cadeias polipeptídicas menores, que posteriormente sofrerão a ação dos ácidos presentes no estômago.
b) o local da digestão do DNA e RNA é o intestino delgado, mais propriamente o duodeno, a secreção que atua nessa digestão possui pH alcalino e não é produzida no duodeno.
c) o produto final da digestão dos lipídios são ácidos graxos e glicerol, ao passo que, no caso de DNA e RNA, o resultado da digestão são peptídeos de cadeia curta.
d) DNA e RNA, sendo compostos levemente ácidos, são digeridos mediante a ação de enzimas que atuam em meio fortemente ácido, ao passo que os lipídios são emulsificados não por ácidos, mas por sais presentes nessas enzimas.
e) os produtos da digestão dos lipídios são absorvidos no intestino delgado e utilizados pelo corpo, enquanto os produtos da digestão de DNA e RNA são eliminados nas fezes, por não serem passíveis de uso.

04. (UNIFESP-SP) -  Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, além de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de "preservação das proteínas". A afirmação está correta porque:
a) os carboidratos, armazenados sob a forma de gordura corpórea, constituem uma barreira protetora das proteínas armazenadas nos músculos.
b) se as reservas de carboidratos estiverem reduzidas, vias metabólicas sintetizarão glicose a partir de proteínas.
c) as enzimas que quebram os carboidratos interrompem a ação de outras enzimas que desnaturam proteínas.
d) o nitrogênio presente nos aminoácidos das proteínas não pode ser inativado em presença de carboidratos.
e) a energia liberada pela quebra de carboidratos desnatura enzimas que degradam proteínas.

05. (UFRS)  - Tiago comeu um sanduíche de pão francês com queijo, presunto e manteiga, acompanhado de um copo de suco de laranja sem açúcar. Relacione cada um dos itens do lanche de Tiago, listados na coluna 1, com as principais enzimas que atuarão na sua digestão, indicadas na coluna 2.
Coluna 1
(__) pão francês
(__) manteiga
(__) presunto
(__) queijo
(__) suco de laranja
Coluna 2
1 - pepsina
2 - lipase
3 - amilase
4 - sacarase
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 3 - 2 - 1 - 1 - 4.
b) 4 - 3 - 2 - 1 - 3.
c) 1 - 4 - 3 - 2 - 2.
d) 1 - 3 - 2 - 4 - 4.
e) 2 - 1 - 4 - 3 - 3.

06. (UECE)  - A pepsina e o HCl são produtos da ação glandular durante a digestão dos alimentos. Estas substâncias são produzidas nos seguintes tipos de glândulas:
a) salivares.
b) gástricas.
c) fígado.
d) pâncreas.

07. (FGV-SP)  - O principal órgão digestivo do ser humano adulto não é o estômago, como muitos equivocadamente afirmam, mas sim o intestino. Tal informação é justificada, fisiologicamente, pela presença preponderante de uma enzima específica no estômago, responsável pela digestão apenas
a) de proteínas e lipídeos, não ocorrendo a absorção de nutrientes e água, enquanto no intestino ocorre a digestão de proteínas, lipídeos e carboidratos, seguida pela absorção de nutrientes e água.
b) de proteínas e aminoácidos, não ocorrendo a absorção de nutrientes e água, enquanto no intestino ocorre a digestão de lipídeos e carboidratos, seguida pela absorção de nutrientes e água.
c) inicial de lipídeos, não ocorrendo a absorção de nutrientes e água, enquanto no intestino ocorre a digestão de proteínas e carboidratos, seguida pela absorção de nutrientes e água.
d) inicial de proteínas, ocorrendo também a absorção de água, enquanto no intestino ocorre a digestão de pro - teínas, lipídeos e carboidratos, seguida pela absorção de nutrientes e água.
e) de carboidratos e lipídeos, ocorrendo também a absorção de nutrientes e água, enquanto no intestino ocorre a digestão de proteínas, lipídeos e carboidratos, seguida pela absorção de nutrientes.


08. (FGV-SP) -  Na gincana da escola, os concorrentes deveriam citar 4 animais que realizassem, respectivamente, respiração cutânea, branquial, traqueal e pulmonar. Venceu a prova, o aluno que citou
a) sapo, sardinha, caranguejo e vaca.
b) lesma, aranha, mosca e sapo.
c) ouriço-do-mar, atum, ácaro e polvo.
d) planária, golfinho, tatuzinho-de-jardim e galinha.
e) minhoca, camarão, gafanhoto e lagartixa.

09. (UFRRJ)  - O uso, por atletas, de câmaras e tendas que reproduzem as condições de treinamento em cidades e regiões de altitude é um dos temas polêmicos que vem sendo debatido pelos representantes da área médica do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI). O principal fator alterado nesses ambientes artificiais e o efeito produzido no organismo dos atletas que melhora o seu rendimento físico são, respectivamente,
a) aumento da pressão parcial do oxigênio respirado e aumento do oxigênio dissolvido no plasma sanguíneo.
b) rarefação do ar respirado e aumento do número de glóbulos brancos.
c) menos oxigênio no ar respirado e aumento do número de glóbulos vermelhos.
d) aumento da pressão atmosférica e aumento da concentração de oxigênio no sangue.
e) redução da pressão atmosférica e aumento do oxigênio dissolvido no plasma sanguíneo.

10. (UFRS) -  A relação superfície/volume implica várias consequências fisiológicas. Assim, a taxa de troca com o ambiente é diretamente proporcional à superfície de contato, e a massa é proporcional ao volume; ou seja: maior volume, mais consumo de alimento e de oxigênio. Com relação ao parágrafo anterior, são feitas as seguintes afirmativas:
I - A estrutura respiratória de grandes animais apresenta dobramentos que aumentam a área de absorção.
II - Os animais de grande porte têm uma taxa metabólica maior do que a dos pequenos.
III - Em vários animais, o aumento da superfície se dá em relação a dimensões lineares, e o volume aumenta em relação a dimensões cúbicas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) Apenas II e III

11. (FGV-SP)  - Considere a seguinte sequência de eventos:
• Lúcia tem um ciclo menstrual regular e sabe que hoje é seu dia fértil.
• O teste para gravidez foi positivo, e Lúcia deve estar com um mês de gestação.
• Foram nove meses de gestação tranquila. A hora de o bebê nascer está chegando.
• Felipe, com um mês de idade, está sendo amamentado.
Os principais hormônios envolvidos em cada uma das fases por que passou o corpo de Lúcia são, respectivamente:
a) hormônio luteinizante (LH); hormônio antidiurético (ADH); ocitocina; prolactina.
b) hormônio luteinizante (LH); gonadotrofina coriônica; ocitocina; prolactina.
c) prolactina; somatotrofina; hormônio folículo-estimulante (FSH); ocitocina.
d) ocitocina; hormônio luteinizante (LH); gonadotrofina coriônica; somatotrofina.
e) hormônio luteinizante (LH); adrenalina; somatotrofina; prolactina

12. (UEL-PR)  - Nos vertebrados terrestres, a circulação sistêmica tem início e término, respectivamente, na
a) artéria aorta e na veia cava.
b) veia cava e na artéria aorta.
c) artéria pulmonar e na veia cava.
d) artéria aorta e na veia pulmonar.
e) veia pulmonar e na artéria pulmonar.

13. (UFPE)  - Uma das principais causas de morte no mundo inteiro são as doenças cardiovasculares. Em relação a esse problema, podemos fazer as seguintes afirmações.
(__) Entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, estão o diabetes, os fatores nutricionais e a vida sedentária.
(__) O uso de pílulas anticoncepcionais aumenta os riscos cardiovasculares, sobretudo em indivíduos com história familiar de doenças circulatórias.
(__) Apesar de estar altamente relacionado ao câncer de pulmão e de bexiga, o fumo não oferece riscos cardiovasculares.
(__) Alimentação rica em gordura animal, tensão nervosa (estresse), pressão alta favorecem o aparecimento da arteriosclerose, que se caracteriza pela perda de elasticidade e formação de placas de gordura nas artérias.
(__) A obstrução brusca de uma artéria coronária causa o infarto do miocárdio, provocando morte celular por falta de oxigenação; mas, independente da extensão da lesão, as células cardíacas têm rápida regeneração, pois o sangue que passa pelos ventrículos garante a nutrição do tecido cardíaco.
A sequência correta é:
a) V, V, F, V, F
b) F, V, F, V, F
c) V, F, V, V, F
d) F, F, F, V, V
e) V, V, V, F, F

14. (PUC-SP)  - O trecho abaixo foi extraído do artigo “Desencontros sexuais”, de Drauzio Varella, publicado na Folha de S. Paulo, em 25 de agosto de 2005.
Nas mulheres, em obediência a uma ordem que parte de uma área cerebral chamada hipotálamo, a hipófise libera o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante), que agirá sobre os folículos ovarianos, estimulando-os a produzir estrogênios, encarregados de amadurecer um óvulo a cada mês.
FSH e estrogênios dominam os primeiros 15 dias do ciclo menstrual com a finalidade de tornar a mulher fértil, isto é, de preparar para a fecundação uma das 350 mil células germinativas com as quais nasceu.
O trecho faz referência a um grupo de células que a mulher apresenta ao nascer. Essas células são
a) ovogonias em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
b) ovócitos em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 46 cromossomos.
c) ovócitos em fase final de meiose, presentes no interior de folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
d) óvulos originados por meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 23 cromossomos.
e) ovogonias em início de meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 46 cromossomos.

15. (UFC-CE) -  O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder as questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da frequência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como consequência das sensações citadas no texto.
a) Suprarrenal e adrenalina.
b) Tireoide e adrenalina.
c) Tireoide e calcitonina.
d) Hipófise e adrenalina.
e) Pineal e melatonina.

16. (UFF-RJ)  - Os betabloqueadores são empregados na terapêutica para o tratamento de hipertensão, arritmias cardíacas, enxaquecas e tremores musculares. Por outro lado, eles têm sido utilizados para dopagem de atletas de esportes como tiro ao alvo, o arco e flecha e o golfe, para melhorar o desempenho através da redução dos batimentos cardíacos, tremores e efeitos da ansiedade. Esta utilização tem sido motivo de preocupação nos grandes eventos esportivos como os Jogos Pan-americanos.
Os betabloqueadores atuam sobre os receptores de:
a) histamina e noradrenalina.
b) serotonina e histamina.
c) histamina e adrenalina.
d) serotonina e adrenalina.
e) adrenalina e noradrenalina.

17. (UFES) - A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinização) dos neurônios. Essa alteração dos neurônios tem como consequência
a) o aumento das expansões da membrana plasmática do axônio, na tentativa de repor a bainha de mielina.
b) a diminuição do espaço entre os nódulos de Ranvier, dificultando a transmissão dos impulsos nervosos nesses neurônios.
c) a diminuição da velocidade de propagação dos impulsos nervosos nos neurônios afetados pela doença.
d) o aumento da produção de neurotransmissores para facilitar a condução do impulso nervoso nos nódulos de Ranvier.
e) a propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa, causando, assim, um colapso do sistema nervoso.

18. (UNIFESP-SP)  - Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos.
Diante disso, o pedido do homem
a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.
b) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis.
c) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.
d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.
e) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.

19. (UFPR) - Após a fecundação, o embrião humano recém-formado sofrerá sucessivas clivagens e levará de 5 a 7 dias para chegar ao útero, onde ocorre a nidação. O medicamento conhecido como a "pílula do dia seguinte" pode ser utilizado, em casos de urgência, para evitar uma gravidez depois de uma relação sexual não protegida ou mal protegida, e possivelmente fértil. Os promotores dessa técnica propõem-na não como um método de uso regular, pois ela não impede a fertilização, mas sim como um recurso alternativo.
Com base nisso, assinale a alternativa correta.
a) A chamada "pílula do dia seguinte" é um método contraceptivo.
b) A implantação do zigoto no útero ocorre 72 horas após a fertilização.
c) A gestação pode continuar mesmo que não se complete a nidação do embrião no útero.
d) A "pílula do dia seguinte" interrompe a gestação ao impedir a implantação do embrião no útero.
e) A utilização da chamada "pílula do dia seguinte" não permite a gestação por impedir a ovulação.

20. (FGV)  - Suponha a seguinte situação: o preparador físico de um time brasileiro de futebol propôs uma nova estratégia para treinamento de seus atletas. Os jogadores realizariam exercícios físicos respirando através de equipamento que simulava condições de baixa pressão atmosférica. Este treinamento deveria preceder, em semanas, as viagens para os jogos que iriam se realizar em cidades de alta altitude, como La Paz, na Bolívia. Segundo o preparador físico da equipe, este treinamento poderia melhorar a condição física do atleta quando dos jogos. Questionado sobre o porquê desse treinamento, o preparador físico explicou que:
I. Para o ar penetrar no tubo respiratório e chegar aos pulmões, é necessário haver uma diferença entre a pressão atmosférica e a pressão existente na cavidade torácica. Quanto menor a diferença, menor a quantidade de ar que chega aos pulmões.
II. Em cidades de alta altitude, como La Paz, a pressão atmosférica é menor que a pressão existente na cavidade torácica, o que impede a captação de ar pelos pulmões.
III. O treinamento fortaleceria a musculatura intercostal e o diafragma dos atletas, permitindo que pudessem inspirar mesmo sob as condições de baixa pressão atmosférica das cidades onde os jogos se realizariam.
IV. Para que o oxigênio atmosférico chegue aos tecidos do corpo, é necessário que se ligue às proteínas da superfície da membrana das hemácias, o que ocorre nos alvéolos pulmonares.
V. O treinamento estimularia o organismo a aumentar a produção de hemácias. O atleta submetido a esse treinamento, ao chegar a cidades de alta altitude, já teria um aumento na concentração de hemácias, facilitando a captação do pouco oxigênio presente nos alvéolos pulmonares.
São corretas as afirmações
a) I e V, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, III e V, apenas.
d) I, II, III e IV, apenas.
e) I, II, III , IV e V.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - B
04 -B
05 -A
06 - B
07 - D
08 - E
09 - C
10 - D
11 - B
12 - A
13 - A
14 - B
15 - A
16 - E
17 - C
18 - B
19 - D
20 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário