PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de Biologia - UEMG 2011 - A ancilostomose (ou amarelão, opilação ou ainda “doença do Jeca Tatu”) é uma doença ainda

A ancilostomose (ou amarelão, opilação ou ainda “doença do Jeca Tatu”) é uma doença ainda muito disseminada em nosso país, tendo como agentes patogênicos o Necator americanus e o Ancylostoma duodenale. Com relação ao ciclo de vida desses helmintos e à doença causada por eles, podemos afirmar corretamente que:

a) Seu ciclo de vida é heteroxeno, porque possui dois hospedeiros: o homem, que age como hospedeiro intermediário, e o mosquito Culex fatigans, como hospedeiro definitivo.
b) Esses vermes são parasitas intestinais, porém alimentam-se de sangue, causando uma anemia profunda, típica da doença.
c) A principal forma de contaminação no meio rural faz-se pela ingestão de seus ovos embrionados, que foram eliminados pelas fezes de seus hospedeiros, tanto o definitivo quanto o intermediário.
d) Além da higiene alimentar e do uso de calçado, a vacinação da população também é uma importante medida profilática para se evitar a ocorrência dessa doença.

RESPOSTA:
Letra D.

A ancilostomose causa forte anemia, uma vez que o verme adere-se à mucosa do intestino, onde se alimenta intensamente de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário