PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de Biologia - Façam uma pesquisa sobre o que são alimentos não processados, alimentos minimamente processados e alimentos ultraprocessados

Façam uma pesquisa sobre o que são alimentos não processados, alimentos minimamente processados e alimentos ultraprocessados. Em seguida, deem exemplos de cada um deles e expliquem por que devemos evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.

RESPOSTA:
Resposta variável. Espera-se que os alunos compreendam que os alimentos ultraprocessados devem ser evitados, pois, além de serem nutricionalmente desbalanceados, costumam apresentar aditivos que são prejudiciais à saúde. Os alimentos não processados são aqueles que não sofrem nenhuma alteração por processo industrial. Alimentos minimamente processados são alimentos não processados submetidos a processos como limpeza, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento, que não envolvem a adição de sal, açúcar ou outras substâncias. Por exemplo: café, frutas secas, leite, carnes resfriadas ou congeladas, grãos, farinhas, etc. Alimentos ultraprocessados são aqueles produzidos por processo industrial a partir de alimentos, de substâncias extraídas de alimentos e/ou sintéticas (por exemplo, emulsificantes, corantes, aromatizantes, texturizantes, realçadores de sabor, etc.). São exemplos: balas, biscoitos, salgadinhos, alguns tipos de cereais matinais, bolos prontos, macarrão instantâneo, comidas congeladas, salsichas e outros embutidos, refrigerantes, sucos de caixinha, hambúrgueres, nuggets, barra de cereais, pão de forma, etc. Devemos evitar o consumo de alimentos ultraprocessados porque eles têm composição nutricional desbalanceada. Em geral, são ricos em sal, açúcares, gorduras saturadas e gorduras trans, e muito pobres em fibras, vitaminas e sais minerais, o que os torna altamente calóricos e pouco funcionais. Além disso, os alimentos ultraprocessados recebem aditivos sintéticos no processo industrial, tais como corantes, conservantes e aromatizantes, que parecem estar relacionados com algumas patologias, como determinados tipos de câncer e inflamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário