PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre a Ancilostomose - com gabarito

Questão 1 - CESMAC 2015/1 - A ancilostomose, também conhecida como “amarelão", recebeu destaque na obra do escritor Monteiro Lobato em 1918, como a doença que afligia seu personagem Jeca Tatu. "Está provado que tens no sangue e nas tripas todo um jardim zoológico da pior espécie. É essa bicharia cruel que te faz papudo, feio, molenga, inerte", escreveu Lobato. O cansaço e a cor amarelada dos portadores dessa doença se devem ao fato dos parasitas causadores da ancilostomose, os vermes Necator americanus e Ancylostoma duodenale, atacarem a mucosa intestinal e causarem perda de sangue e anemia. As principais medidas profiláticas para evitar a ancilostomose são: 

a) inspecionar as carnes de porco e de boi nos açougues e abatedouros. 
b) usar repelentes de insetos e evitar o acúmulo de água em vasos de plantas. 
c) vacinar cães e gatos para evitar a transmissão da doença e andar sempre calçado. 
d) construir instalações sanitárias adequadas e usar calçados, impedindo a penetração das larvas pelos pés. 
e) impedir que os ovos de esquistossomos contaminem reservatórios de água e consumir apenas água filtrada.

Questão 2 - UECE 2019/2 - Relacione, corretamente, as verminoses humanas com suas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. 

Coluna I 
1. Ancilostomose 
2. Ascaridíase 
3. Teníase 
4. Esquistossomose 

Coluna II 
( ) Conhecida como amarelão, por poder desencadear anemia. 
( ) Popularmente conhecida como barriga d’água, é uma verminose causada pelo Schistosoma mansoni. 
( ) Causada pelo Ascaris lumbricoides adquirido pela ingestão de seus ovos presentes em água ou alimento. 
( ) Pode ser causada pela Taenia solium ou pela Taenia saginata presentes em carnes contaminadas. A sequência correta, de cima para baixo, é: 

a) 4, 1, 3, 2. 
b) 3, 2, 1, 4. 
c) 2, 3, 4, 1. 
d) 1, 4, 2, 3.

Questão 3 - UEMG  2011 - A ancilostomose (ou amarelão, opilação ou ainda “doença do Jeca Tatu”) é uma doença ainda muito disseminada em nosso país, tendo como agentes patogênicos o Necator americanus e o Ancylostoma duodenale. Com relação ao ciclo de vida desses helmintos e à doença causada por eles, podemos afirmar corretamente que: 

a) Seu ciclo de vida é heteroxeno, porque possui dois hospedeiros: o homem, que age como hospedeiro intermediário, e o mosquito Culex fatigans, como hospedeiro definitivo. 
b) Esses vermes são parasitas intestinais, porém alimentam-se de sangue, causando uma anemia profunda, típica da doença. 
c) A principal forma de contaminação no meio rural faz-se pela ingestão de seus ovos embrionados, que foram eliminados pelas fezes de seus hospedeiros, tanto o definitivo quanto o intermediário. 
d) Além da higiene alimentar e do uso de calçado, a vacinação da população também é uma importante medida profilática para se evitar a ocorrência dessa doença.

Questão 4 - UECE 2012 - Leia o texto a seguir:

Jeca Tatu, personagem famoso de Monteiro Lobato era um homem que vivia na miséria e que morava perto de um pequeno riacho, no qual ele podia pescar. Sem cultura, ele não cultivava de forma alguma os necessários hábitos de higiene. Era visto pelas pessoas como preguiçoso e alcoólatra. Até que um dia um médico que passava pela sua residência nota sua coloração amarela e sua intensa magreza e decide examinar o caboclo. Jeca Tatu se queixa de muita fadiga e dores corporais e o doutor então, diagnostica a presença de uma enfermidade tecnicamente conhecida como ancilostomose, o famoso amarelão.

Fonte: http://www.infoescola.com/biografias/jeca-tatu/

Sobre a ancilostomose, é correto afirmar-se que 

a) é uma verminose cujas larvas podem se instalar no cérebro, condição conhecida como cisticercose cerebral. 
b) as larvas que atravessam as paredes do intestino delgado se direcionam aos vasos sanguíneos e linfáticos, espalham- se pelo organismo, atingem a faringe, e somente são liberadas juntamente com a tosse ou muco. 
c) os vermes adultos se instalam no aparelho digestivo dos seres humanos, nutrindo-se de sangue do hospedeiro e causando anemia. 
d) a contaminação se dá exclusivamente pela ingestão de ovos do verme, geralmente encontrados no solo, na água, em alimentos e em mãos que tiveram um contato anterior com fezes animais contaminadas.

Questão 5 - IFPE/2017 - JECA TATU

Jeca Tatu era caboclo que vivia no campo, na maior pobreza. Sua rotina baseava-se em ficar o dia inteiro sem fazer tarefa alguma. As pessoas tinham uma péssima imagem do Jeca, bêbado e preguiçoso.
Um dia, um médico passou em frente à casa e espantou-se com tanta miséria. Percebendo que o caboclo estava amarelado e muito magro, resolveu examiná-lo. Jeca disse a ele que sentia muito cansaço e dores pelo corpo. O médico constatou que se tratava de uma doença chamada ancilostomose, o amarelão. Receitou-lhe, então, remédios e um par de botas.
Meses depois do tratamento, Jeca já era outra pessoa. A moleza tinha desaparecido e ele passava o dia inteiro trabalhando. Arrumava a casa, plantava, pescava, carregava madeira, cuidava do gado. Não exagerava mais na bebida. Ninguém mais o reconhecia, trabalhava tanto que até preocupava as pessoas. Ele, a mulher e os filhos andavam agora calçados.

De acordo com o texto, Jeca Tatu estava doente, com ancilostomose, que é uma doença causada por

a) uma bactéria e a contaminação ocorre por meio da ingestão de alimentos contaminados.
b) um protozoário e a contaminação ocorre por meio do contato direto com solo contaminado.
c) um verme e a contaminação ocorre por meio do contato direto com solo contaminado.
d) um vírus e a contaminação ocorre por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.
e) um verme e a contaminação ocorre por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.

GABARITO:
1) D
A ancilostomose está entre as doenças onde uma das causas é a má qualidade do sistema de saneamento básico. Nesse sentido, a alternativa D é a que mais contempla o assunto.
2) D
A ancilostomose é uma doença comumente chamada por amarelão, causada por dois verme: Necator americanus e Ancylostoma duodenale; A ascaridíase é uma doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, o contagio ocorre na ingestão dos ovos presentes em água ou alimentos contaminados; A teníase é uma doença causa pelos vermes Taenia solium ou Taenia saginata, o contagio ocorre na ingestão de carnes  de porco ou vaca contaminadas pelo cisticerco; A esquistossomose é uma doença comumente chamada por barriga d'água, causa pelo verme Schistosoma mansoni e seu contagio ocorre no contato com a larva cercária, encontrada em água contaminada.
3) B
A ancilostomose causa forte anemia, uma vez que o verme adere-se à mucosa do intestino, onde se alimenta intensamente de sangue.
4) C
A ancilostomose é uma verminose causada pelo nematelminto Ancylostoma duodenale que penetram a pele humana quando em estágio larval. Quando adulto, esse verme é hematófago, provocando lesões intestinais e hemorragias, podendo causar anemia.
5) C


Nenhum comentário:

Postar um comentário