PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre a origem da vida II - com gabarito

Questão 01 - (FMTM MG/2003/Janeiro F2) Alguns cactos que viviam na caatinga conseguiram atingir a região dominada pela mata pluvial. Os espinhos que serviam para evitar a perda d’água por diminuição da área foliar já não eram tão importantes, pois havia abundância hídrica. Por outro lado, em seu lugar, começaram a se desenvolver folhas, já que, em uma mata, é necessária maior superfície de captação de luz. Os cactos originados desses ancestrais passaram a ter folhas em lugar de espinhos. Em tempo evolutivo, esse processo levou à progressiva substituição de espinhos por folhas nas cactáceas de mata. Essa explicação enquadra-se dentro do âmbito da teoria: 
a) neo-darwinista. 
b) darwinista clássica.
c) lamarckista. 
d) evolutiva de Wallace. 
e) populacional de Malthus.

Questão 02 - (FMTM MG/2003/Janeiro F2) Ovos quase intactos de dinossauro (...) foram finalmente classificados por uma pesquisadora carioca e revelaram uma surpresa: provavelmente uma nova espécie de saurópode (...) que habitou a região de Uberaba, no interior de Minas Gerais, há uns 70 milhões de anos. (Folha de S. Paulo, 16.04.2002.) 
O grau de detalhamento quanto à classificação dos ovos só foi possível porque se tratava de uma pessoa que era especialista no assunto. Caso você recebesse esses ovos e apenas a informação de que eram fósseis, poderia dizer que se trata de: 
a) qualquer grupo animal dentro dos vertebrados. Para se saber com exatidão, seriam necessárias informações sobre os anexos embrionários e, como eles não se fossilizam, a informação não seria possível.
b) qualquer grupo animal que tenha surgido após os peixes, com a conquista do ambiente terrestre. A presença de ovo foi uma das principais aquisições evolutivas que permitiram a vida fora da água. 
c) ovos de répteis, já que os anfíbios colocam seus ovos em locais em que a fossilização é desfavorecida. As aves, por sua vez, ainda não haviam surgido há 70 milhões de anos. 
d) qualquer grupo animal entre os répteis e as aves, uma vez que não existem mamíferos ovíparos. Os ovos de répteis e aves, por terem casca, fossilizam mais facilmente que os ovos sem casca. 
e) qualquer grupo animal entre os répteis e as aves, os únicos cujos ovos poderiam ter condições de se fossilizarem inteiros. Não há evidências de que mamíferos ovíparos tenham habitado essa região.

Questão 03 - (FMTM MG/2003/Julho) Os processos evolutivos não são coordenados meramente pelas necessidades que surgem ao longo da história de uma espécie. Ao invés disso, tais processos resultam da possibilidade de uma seleção das inúmeras mutações e recombinações acumuladas durante a existência dessa espécie. O trecho acima está de acordo com as ideias: 
a) da teoria sintética da evolução. 
b) criacionistas. 
c) lamarckistas. 
d) darwinistas. 
e) ficcionistas.

Questão 04 - (PUC RS/2004/Julho) Durante o 1º semestre deste ano, o programa Fantástico, da Rede Globo, apresentou a série “Bichos: O Futuro das Espécies”, produzida pela BBC de Londres. Nesta série, foram apresentadas novas espécies de animais que teriam evoluído a partir das espécies atuais e que estariam povoando o planeta daqui a cinco milhões de anos, durante um novo período glacial, numa época em que a espécie humana não estará mais presente. Segundo o programa, entre as supostas novas espécies estariam alguns mamíferos com elevado tamanho corporal, e algumas aves que teriam passado a utilizar suas asas para a natação. É correto considerar a série em questão apenas um exercício de criatividade e ficção científica, dado que: 
a) não pode haver mamíferos de grande porte em regiões de clima muito frio. 
b) não pode haver aves que usem asas como auxiliares na natação. 
c) nenhum ser vivo pode sobreviver a um período glacial. 
d) a espécie humana permanecerá igual nos próximos 5 milhões de anos.

Questão 05 -  (UEG GO/2004/Janeiro) A hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos foi testada pela primeira vez pelo químico americano Stanley L. Müller em 1953. Müller construiu um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva e introduziu nele os componentes que provavelmente constituíam a atmosfera naquela época. LOPES, Sônia. Bio. São Paulo: Saraiva. 2000. p. 19. Os elementos utilizados no experimento de Müller foram: 
a) Amônia, hidrogênio, metano e vapor d’água. 
b) Nitrito, nitrogênio, metano e vapor d’água. 
c) Nitrato, amônia, dióxido de carbono e vapor d’água. 
d) Amônia, hidrogênio, butano e vapor d’água. 
e) Amônia, nitrogênio, metano e vapor d’água. 

Questão 06 - (UEPB/2005) A origem dos seres vivos na Terra tem sido um grande desafio para a ciência, pois as explicações mencionam apenas hipóteses e teorias. Segundo a hipótese heterotrófica, os principais fenômenos bioquímicos conhecidos surgiram na Terra na seguinte sequência. 
a) fermentação - fotossíntese - respiração aeróbica. 
b) fotossíntese -respiração aeróbica - fermentação. 
c) respiração aeróbica - fotossíntese - fermentação.
d) fotossíntese - fermentação - respiração aeróbica. 
e) fermentação - respiração aeróbica - fotossíntese.

Questão 07 - (UERJ/2005/1ª Fase) Considere a hipótese de que o ambiente marinho primitivo, sem oxigênio molecular, onde viveram os primeiros organismos, contivesse moléculas orgânicas produzidas por síntese abiótica. Admita, ainda, que essas moléculas eram por eles decompostas para obtenção de energia. O tipo de nutrição e a forma de obtenção de energia desses organismos deveriam ser, respectivamente: 
a) homeotrófica - oxidação 
b) autotrófica - fotossíntese 
c) isotrófica - quimiossíntese 
d) heterotrófica - fermentação 

Questão 08 - (UEPB/2007) As teorias científicas mais aceitas sobre a origem da vida na Terra afirmam que todas as espécies de animais vertebrados surgiram na água, e só depois algumas delas evoluíram de forma a habitar a terra firme. Com relação a este assunto, uma matéria publicada na revista Veja, em 12 de abril de 2006, página 92, afirma que três pesquisadores norte-americanos anunciaram a descoberta de fósseis de uma espécie de “peixes com patas” que pode ser um elo entre esses dois estágios da evolução da vida. Sobre este tema, podemos afirmar que os tetrápodes modernos surgiram possivelmente, de uma linhagem que pertence aos: 
a) Elasmobranchii 
b) Sarcopterygii 
c) Holocepalii 
d) Actnopterygii 
e) Amphibia 

Questão 09 - (UECE/2008/Janeiro) Embrulhar as goiabas para protegê-las contra o aparecimento de bichos é uma ação que lembra um experimento famoso, que foi idealizado para refutar a teoria da abiogênese, o qual demonstrou que larvas não surgem espontaneamente em carne. Esse experimento famoso foi realizado no século XVII e seu idealizador foi 
a) Spallanzani. 
b) Needham. 
c) Pasteur. 
d) Redi.

Questão 10 - (UFG/2009/2ª Fase) Os cientistas sugerem que os primeiros seres vivos da Terra eram os procariotos primitivos e que seres mais complexos evoluíram a partir destes organismos. Duas hipóteses são propostas para explicar essa evolução: (a) hipótese heterotrófica e (b) hipótese autotrófica. Construa um argumento que defenda a hipótese heterotrófica e outro que defenda a hipótese autotrófica.


GABARITO
01 - C
02 - E
03 - A
04 - D
05 - A
06 - A
07 - D
08 - B
09 - D

10 - 
a) Um argumento que valida a hipótese heterotrófica é que, no início da vida na Terra, os primeiros seres vivos eram muito simples e não tinham capacidade de produzir seu próprio alimento, fazendo então das substâncias orgânicas presentes no meio o principal substrato de alimento. Para extrair energia desses alimentos, por causa de sua natureza simples, utilizavam processos químicos de baixa complexidade, como a fermentação. 
b) Um argumento que valida a hipótese autotrófica é que no ambiente terrestre primitivo não havia moléculas orgânicas em quantidade suficiente para sustentar a multiplicação dos primeiros seres vivos. Assim, foram selecionados os seres que possuíam capacidade de gerar seu próprio alimento por meio de reações químicas simples utilizando os substratos de natureza inorgânica, tais como sulfeto de ferro, gás sulfídrico, presentes na crosta terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário