PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Núcleo e divisão celular - Exercícios Biologia com Gabarito

1) (Enem-2011 – mod.) [...] Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinham como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênios entre as bases nitrogenadas. Fonte: GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. RJ: Guanabara Koogan, 2002. Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que: 

a) A replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado. 
b) A replicação do DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas. 
c) A replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada. 
d) A replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental. e. A replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificada.

2) (Enem-2015) O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares. Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por: 
a) produzirem mutações específicas. 
b) possuírem DNA mitocondrial diferentes. 
c) apresentarem conjunto de genes distintos. 
d) expressarem porções distintas do genoma. e.terem um número distinto de cromossomos.

3) (UFG-GO) A meiose é um processo reducional no qual uma célula origina quatro gametas. Considerando um par de cromossomos homólogos dessa célula, descreva o que ocorre com os gametas gerados a partir: 

a) da não disjunção nesse par de cromossomo somente na meiose I; 
b) de uma não disjunção nesse par de cromossomo somente na meiose II.

4) (Enem-2015) A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18. A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como 

a) estrutural, do tipo deleção. 
b) numérica, do tipo euploidia. 
c) numérica, do tipo poliploidia. 
d) estrutural, do tipo duplicação. 
e) numérica, do tipo aneuploidia.

5) (Unesp) A figura representa uma anáfase de uma célula diploide animal. Essa célula está em mitose ou em meiose? Justifique, informando o número diploide de cromossomos em uma célula somática desse animal.
GABARITO:
1) E
2) D
3) a) Formação de gametas anormais (100%), alguns portando um par de cromossomos e outros sem cromossomos. 17. 
b) Gametas normais (50%) e gametas anormais (50%), sendo que metade desses gametas apresentará um cromossomo duplicado (n + 1) e metade não terá cromossomo (n – 1).
4) E
5) Anáfase II da meiose. O número cromossômico da célula somática é 6 (2n = 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário