PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Exercícios sobre a primeira Lei de Mendel - com gabarito

Questão 1 - De acordo com a primeira lei de Mendel confira as afirmações abaixo e marque a que apresentar informações incorretas. 

a) Em cada espécie de ser vivo o número de cromossomos é constante, e isso ocorre porque na formação dos gametas esse número é reduzido à metade e depois, na fecundação, restabelece-se o número inicial.
b) Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta.
c) Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo puro), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição homozigótica (para a qual Mendel usava o termo hibrido).
d) Um mesmo caráter pode apresentar duas ou mais variáveis, e a variável de cada caráter é denominada fenótipo. 
e) O termo genótipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada gene em particular.

Questão 2 - MACKENZIE 2002 - As flores da planta maravilha podem ser vermelhas, brancas ou rosas. As flores vermelhas e brancas são homozigotas, enquanto as rosas são heterozigotas. Para se obter 50% de flores brancas, é necessário cruzar: 

a) duas plantas de flores rosas. 
b) uma planta de flores brancas com outra de flores rosas. 
c) uma planta de flores rosas com outra de flores vermelhas. 
d) uma planta de flores vermelhas com outra de flores brancas. 
e) duas plantas de flores vermelhas. 

Questão 3 - Mendel, durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as): 

a) cromossomos. 
b) genes. 
c) RNA. 
d) espermatozoides. 
e) fenótipos.

Questão 4 - FMC 2016/2 - 
Gregor Mendel realizou seus experimentos utilizando a ervilha de cheiro como organismo modelo. Uma de suas conclusões, conhecida como Primeira Lei de Mendel, postulava que "Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples". Atualmente, sabe-se que os dois fatores aos quais Mendel se referia são: 
a) alelos de organismo diploide. 
b) gametas masculino e feminino. 
c) cromossomos X e Y. 
d) duas fitas da molécula de DNA. 
e) RNA e DNA.

Questão 5 - (PUC-SP) - Sabe-se que, em determinada raça de gatos, a pelagem preta uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam: 
a) 100% de gatos pretos. 
b) 100% de gatos brancos. 
c) 25% de gatos pretos, 50% de malhados e 25% de brancos. 
d) 75% de gatos pretos e 25% de gatos brancos. 
e) 100% de gatos malhados.

GABARITO:
1) C
Resolução Comentada: Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição homozigótica (para a qual Mendel usava o termo puro), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo híbrido).
2) B
Resolução Comentada:  
Alelos codominantes: V (vermelha) e B (branca) 
Genótipos e fenótipos: VV – vermelha, BB – branca e VB – rosa. 
Cruzamento: BB x VB = 50% BB e 50% VB
3) B
Resolução comentada: Os fatores aos quais Mendel se referiu são os genes, e o par de fatores corresponde ao par de alelos de um gene localizado em cromossomos homólogos.
4) A
5) D
Resolução Comentada: Com base nas informações dadas na questão, temos os seguintes alelos: Pelagem preta uniforme - B (Alelo dominante) Pelagem branca uniforme - b Do cruzamento entre gatos pretos, temos: Bb x Bb, com as seguintes proporções: BB, Bb, Bb e bb. Logo, 75% (BB, Bb, Bb) dos gatos terão a pelagem preta e 25% (bb) terão a pelagem branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário