PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 4 de maio de 2021

Exercícios de Biologia sobre os Ribossomos - com gabarito

Questão 1 - PUC-PR Inverno 2014 - O espermatozoide possui uma “bolsa” cheia de enzimas digestivas na sua região anterior, o acrossomo. Essa estrutura será utilizada para auxiliar na penetração do óvulo. Assinale a alternativa que mostra a organela celular responsável pela produção das enzimas contidas no acrossomo. 

a) Lisossomo. 
b) Complexo de Golgi. 
c) Centríolo. 
d) Ribossomo. 
e) Mitocôndria.

Questão 2 - Unit-SE Medicina 2º Dia 2019/1 - Das estruturas citoplasmáticas a seguir, aquela que se apresenta desprovida de membrana é 

a) Ribossomo. 
b) RER. 
c) REL. 
d) Lisossomo. 
e) Peroxissomo.

Questão 3 - PUC-PR Inverno 2014 - O espermatozoide possui uma “bolsa” cheia de enzimas digestivas na sua região anterior, o acrossomo. Essa estrutura será utilizada para auxiliar na penetração do óvulo. Assinale a alternativa que mostra a organela celular responsável pela produção das enzimas contidas no acrossomo.
 
a) Lisossomo. 
b) Complexo de Golgi. 
c) Centríolo. 
d) Ribossomo. 
e) Mitocôndria.

Questão 4 - UFN Inverno 2013 - Um antibiótico pode interferir na síntese de proteínas se atuar 

a) no Sistema de Golgi. 
b) nos ribossomos. 
c) na parede celular. 
d) nos lisossomos. 
e) nos peroxissomos.

Questão 5 - UVA/2009.2 - Qual das estruturas abaixo é encontrada tanto em células procarióticas quanto em células eucarióticas? 

a) Lisossomo 
b) Ribossomo 
c) Mitocôndria 
d) Centríolo

Questão 6 - UVA/2004.1 - O DNA (ácido desoxirribonucléico) é a molécula que comanda todas as funções do organismo. Essa molécula é encontrada nas seguintes organelas, exceto: 

a) núcleo 
b) cloroplasto 
c) mitocôndria 
d) ribossomo 

Questão 7 - UVA/2004.2 - As células procariotas não possuem todas as estruturas celulares encontradas nas eucariotas. Assinale qual das estruturas abaixo pode ser encontrada nas procariotas: 

a) Lisossomos 
b) Mitocôndrias 
c) Ribossomos 
d) Complexo de Golgi

Questão 8 - UVA/2004.2 - As funções do retículo endoplásmático rugoso são transporte de substâncias e a síntese protéica. Esta última função se deve à presença de estruturas aderidas a sua parede externa. Essas estruturas consistem em: 

a) Lisossomos 
b) Complexo de Golgi 
c) Ribossomos 
d) Mitocôndrias

Questão 9 - UFV 2005 - Os ribossomos têm como função a: 
a) síntese de lipídeos. 
b) digestão intracelular. 
c) respiração celular. 
d) síntese de proteínas. 
e) fotossíntese.

GABARITO:
1) D
2) A
3) D
4) B
5) B
Resolução: Os lisossomos, mitocôndrias e centríolos são organelas encontradas somente em eucariotas. A única organela em questão encontrada em todas as células sem exceção é o ribossomo.
6) D
Resolução: Dentre as opções a única que não possui DNA são os ribossomos. Considerando que os ribossomos são simplesmente orgânulos citoplasmáticos só visíveis com o recurso do microscópio eletrônico, de estrutura não-membranosa, medindo cerca de 150 A de diâmetro, formados pela associação de proteínas e RNAr (RNA - ribossomal). Associado a um íon de magnésio.
7) C
Resolução: As células procariotas caracterizam-se pelo fato de não apresentarem organelas membranosas (R. Endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias, vacúolos, cloroplastos, peroxissomos). No entanto encontramos uma organela, sem caráter membranoso em todas as células que são os ribossomos.
8) C
Resolução: O R.E. rugoso ou ergastoplasma caracteriza-se pelo fato de apresentar numerosas granulações de ribossomos em suas paredes externas, diferindo do R.E. liso, que não possui tais granulações.

9) D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário