PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre o Complexo de Golgi - com gabarito

Questão 1 - Unisinos Inverno 2014 - Nas células eucarióticas, os ribossomos são organelas cuja função é sintetizar proteínas e enzimas usadas pela célula. As proteínas produzidas pelos polirribossomos geralmente permanecem dentro da célula para uso interno. Entretanto, as enzimas produzidas pelos ribossomos aderidos à parede do retículo endoplasmático são armazenadas em vesículas. Para qual das organelas abaixo essas vesículas são transportadas?

 a) Retículo Endoplasmático Liso 
b) Vacúolo 
d) Núcleo Celular 
e) Mitocôndrias

Questão 2 - UFN Inverno 2015 - 
O __________________________ desempenha papel importante na formação dos espermatozoides, originando o acrossomo. 

a) retículo endoplasmático liso 
b) retículo endoplasmático rugoso 
c) nucléolo 
d) lisossomo 
e) complexo golgiense

Questão 3 - MULTIVIX 2015 - O acrossomo presente na região anterior do espermatozoide contém enzimas que tem a função de perfurar a membrana do óvulo durante a fecundação. A formação deste acrossomo ocorre a partir do (a): 

a) Retículo endoplasmático liso. 
b) Complexo de Golgi. 
c) Mitocôndria. 
d) Centríolo. 
e) Lisossomo.

Questão 4 - UNICENTRO 2016 - O acrossomo é uma vesícula formada de membrana unitária. No interior dessa vesícula, há enzimas digestivas que, nos espermatozoides, são responsáveis pela perfuração do óvulo para possibilitar a fecundação. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a estrutura celular responsável pela origem do acrossomo. 

a) Centríolos. 
b) Complexo golgiense. 
c) Peroxissomos. 
d) Retículo endoplasmático granular. 
e) Ribossomos.

Questão 5 - IFPE Superior 2017 - 
Uma das causas da infertilidade masculina é a teratospermia, uma alteração na morfologia dos espermatozoides que passam a ter a cabeça redonda, não havendo a formação do acrossomo, que é uma vesícula repleta de enzimas digestivas, localizada na cabeça do espermatozoide, sendo essencial à sua penetração no ovócito e à fertilização. A organela que produz o acrossomo é denominada 
a) complexo de Golgi ou complexo golgiense. 
b) mitocôndria. 
c) retículo endoplasmático granuloso. 
d) retículo endoplasmático liso. 
e) peroxissomo.

Questão 6 - UNICENTRO 2018 - Considere a definição abaixo: “A função mais importante desta organela é a secreção de proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira que esta se regenera.” Esta função refere-se a: 
a) Núcleo celular 
b) Mitocôndrias 
c) Complexo de golgi 
d) Retículo endoplasmático liso 
e) Ribossomos

GABARITO:
1) C
2) E
3) C
4) B
5) A
6) C

Nenhum comentário:

Postar um comentário