PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre a Poliomielite - com gabarito

 Questão 1  - CONTEMAX - 2020 - Prefeitura de Alagoa Nova - PB - Técnico em Enfermagem - A poliomielite é uma doença: 

A) infecciosa viral aguda. 
B) infecciosa bacteriana aguda. 
C) infectocontagiosa viral aguda. 
D) infectocontagiosa bacteriana crônica. 
E) infectocontagiosa viral crônica.

Questão 2 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2016 - Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ - Técnico de Enfermagem - A estratégia dos dias nacionais de vacinação, com imunização em grande escala, associada às ações de vigilância epidemiológica, permitiram ao Brasil a diminuição gradativa do número de casos da seguinte doença: 

A) tétano 
B) meningite 
C) poliomielite 
D) tuberculose

Questão 3 - FUNCAB - 2013 - SESACRE - Enfermeiro - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que ao comprometer a medula espinhal com perda de neurônios motores produz: 

A) hipotermiamantida. 
B) adenopatia cervical. 
C) hipertonia com espasmos paroxísticas. 
D) perda simétrica da sensibilidade nos membros superiores. 
E) paralisia flácida com hipotrofiamuscular.

Questão 4 - FUNCAB - 2013 - SESACRE - Técnico em Enfermagem - O patógeno causador da Poliomielite é um(a): 

A) bactéria. 
B) fungo. 
C) vírus. 
D) protozoário. 
E) helminto.

Questão 5 - IDECAN - 2014 - Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG - Agente comunitário de saúde - “Doença caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular." Trata‐se de
 
A) Rubeóla. 
B) Sarampo. 
C) Hanseníase. 
D) Poliomielite.

Questão 6 - UNICAMP 2020 - 1ª Fase - Graças às campanhas de vacinação, a poliomielite foi considerada erradicada no Brasil: o último caso foi registrado em 1989. Contudo, o Ministério da Saúde constatou cobertura vacinal alarmante (abaixo de 50%) em 312 municípios brasileiros em 2018. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite; é uma questão de responsabilidade social contemplada no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. 
(Fonte: portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43797-ministerio-dasaude-alerta-parabaixas-coberturas-vacinais-para-polio.) 

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a poliomielite. 

a) É uma doença viral contagiosa, que pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes. 
b) A transmissão do vírus ocorre por meio de vetores hematófagos que tenham picado uma pessoa contaminada na fase aguda da doença. 
c) É uma doença bacteriana transmitida por gotículas de saliva ou de sangue de pessoas contaminadas, com alto risco de contágio. 
d) A transmissão da bactéria ocorre por meio de vetores artrópodes que tenham picado um

GABARITO:
1) A
2) C
3) E
4) C
5) D
6) A

Nenhum comentário:

Postar um comentário