PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre a primeira Lei de Mendel - com gabarito

Questão 1 - Em um experimento, ao cruzar plantas puras de flores roxas com plantas puras de flores brancas, obteve-se 100% de plantas com flores roxas em F1. Levando em consideração que o experimento obedece à Primeira Lei de Mendel, espera-se que em F2 as flores roxas e brancas apresentem-se em uma proporção de 

a) 5:3. 
b) 1:1. 
c) 2:3. 
d) 3:1. 
e) 2:5.

Questão 2 - (Unifesp-2008)  - Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente, 

a) Vv, vv, VV. 
b) VV, vv, Vv. 
c) VV, Vv, vv. 
d) vv, VV, Vv. 
e) vv, Vv, VV


Questão 3 - FUNRIO - 2014 - IF-BA - Técnico de Laboratório - Biologia - Considerando-se a Primeira Lei de Mendel, assinale a alternativa correta: 

A) lócus gênico é o nome dado a posição ocupada por cada gene em um dado cromossomo. 
B) genes alelos podem ou não apresentar relação de dominância e recessividade. 
C) um mesmo caráter (e.g., cor dos olhos) pode apresentar duas ou mais variedades. 
D) genes alelos em heterozigose são mais frequentes em populações naturais. 
E) os genes para um dado caráter ocorrem aos pares em células somáticas e separadamente nos gametas.

Questão 4 - Imagine que, no cruzamento entre dois ratos de pelagem preta (característica dominante), nasceu um filhote de pelagem branca. Ao observar esse fato, podemos afirmar que: 

a) Os pais do rato branco são heterozigotos. 
b) Os pais do rato branco são homozigotos. 
c) O rato branco é heterozigoto. 
d) O rato branco tem o mesmo genótipo dos pais, diferindo apenas no fenótipo. 
e) É impossível que o rato branco seja filho dos ratos de pelagem preta.

Questão 5 - FAMEVAÇO Tipo A 2014/1 - A primeira lei de Mendel costuma receber o seguinte enunciado: Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação de gametas, os quais ocorrem em dose simples. Do ponto de vista citológico, que processo biológico está associado com esse enunciado? 

a) Meiose. 
b) Mitose. 
c) Fecundação. 
d) Ovulação. 

GABARITO:
1) D
Resolução comentada: Em F2, as flores roxas e brancas aparecerão em uma proporção de 3:1, ou seja, 75% de flores roxas e 25% de flores brancas.
2) C
Resolução Comentada: 
As plantas A e B produzem ervilhas amarelas e no cruzamento produziram ervilhas 100% amarelas. Isso indica que a característica é condicionada por um alelo dominante (VV ou Vv). 
No cruzamento entre a planta B e C foram originadas 50% de plantas de ervilhas amarelas e 50% de plantas de ervilhas verdes. Logo, a característica ervilha verde é condicionada por um alelo recessivo (vv) e ele deve está presente na planta B e na planta C. 
Assim, temos: Planta A (VV) - ervilha amarela homozigota. Planta B (Vv) - ervilha amarela heterozigota. Planta C (vv) - ervilha verde homozigota.
3) E
4) A
Resolução comentada: Para que um rato branco nasça de um cruzamento entre ratos pretos, é fundamental que eles sejam heterozigotos. Esse fato é o mesmo observado por Mendel quando ele realizou o cruzamento entre os indivíduos da geração F1 e obteve uma proporção de 3:1 na geração F2.
5) A

Nenhum comentário:

Postar um comentário