PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre o Albinismo - com gabarito

Questão 1  - UECE 2° Fase 1° Dia 2015/2 - Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo (aa), qual será a proporção de espermatozoides que conterá o gene A em um homem heterozigoto? 

a) 25%. 
b) 75%. 
c) 100%. 
d) 50%.

Questão 2 - UnirG 2018/1 - O albinismo é considerado uma anomalia genética provocada pela ausência total ou parcial de pigmentação da pele, dos olhos e cabelos. No ser humano, o albinismo é um caráter hereditário recessivo. Considere uma situação em que progenitores com pigmentação normal tenham um filho albino e analise atentamente as proposições abaixo. 

I - Os progenitores são portadores do alelo recessivo. 
II - O genótipo do indivíduo albino é heterozigoto para tal característica. 
III - Os descendentes do filho albino serão sempre albinos. Marque abaixo a alternativa correta: 

a) Somente o item I é correto. 
b) Somente o item II é correto. 
c) Somente o item III é correto. 
d) Somente os itens I e II são corretos.

Questão 3 - UECE 2° Fase 1° Dia 2018 - O albinismo é caracterizado pela ausência de pigmentos na pele e estruturas epidérmicas, em função da incapacidade de produção da melanina. O gene alelo recessivo não produz a forma ativa da enzima que catalisa a síntese da melanina. Considerando-se o fato de um homem e uma mulher possuírem pigmentação da pele normal, sendo ele filho de um pai normal homozigoto e uma mãe albina, e ela filha de um pai albino e uma mãe normal homozigoto, é correto afirmar que a probabilidade de esse casal ter uma filha albina é de 

a) 1/8. 
b) 1/2. 
c) 1/6. 
d) 1/4.

Questão 4 - VUNESP - 2016 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre - Na cobra do milharal, os alelos A/a e B/b regulam a coloração da pele. O pigmento preto é determinado pelo alelo dominante A, enquanto o alelo recessivo a não produz esse pigmento. O pigmento laranja é determinado pelo alelo dominante B, enquanto o alelo b não produz esse pigmento. A cobra selvagem produz os pigmentos preto e laranja. Cobras pretas produzem apenas pigmento preto. Cobras laranja produzem apenas pigmento laranja. Existem ainda cobras albinas, que não produzem os dois pigmentos. As figuras apresentam os quatro fenótipos possíveis de coloração da pele.
Assinale a alternativa na qual os genótipos representam, respectivamente, uma cobra selvagem e uma cobra albina. 

(A) AaBb e aabb. 
(B) aaBb e aabb. 
(C) AaBb e AAbb. 
(D) aaBB e Aabb. 
(E) Aabb e aaBb.

Questão 5 -  O albinismo é uma desordem genética que afeta a produção de melanina. Essa produção é determinada pela presença de um alelo A, e observa-se ainda que o indivíduo homozigoto recessivo é albino. Diante disso, podemos afirmar que se trata de um caso de: 
a) Alelos letais. 
b) Dominância completa. 
c) Dominância incompleta. 
d) Epistasia. 
e) Codominância.

Questão 6- MACKENZIE 2004 -  Na espécie humana, a polidactilia é devida a um gene autossômico dominante; o alelo recessivo condiciona número normal de dedos. O albinismo é condicionado por um gene autossômico recessivo, enquanto o caractere pigmentação normal é dominante. Um homem normal para ambos os caracteres casa-se com uma mulher polidáctila e de pigmentação normal. O casal tem uma filha albina, não polidáctila. A probabilidade de esse casal ter uma criança normal para ambos os caracteres é: 

a) 3/8 
b) 1/2 
c) 1/8 
d) 1/4 
e) zero 

GABARITO:
1) D
Resolução comentada: De acordo com os dados da questão, a proporção de espermatozoides A em um homem heterozigoto é de 50%, já que este possui em células somáticas os genes Aa, sendo na divisão meiótica, divididas metade das células com A e metade com a.
2) A
3) A
Resolução Comentada: De acordo com os dados da questão, tem-se que o casal de pigmentação normal, possui genótipo heterozigótico, sendo ambos Aa. Dessa forma, a primeira geração de filhos vai ser composta por AA, Aa, aA e aa, sendo a proporção de filhos albinos de 1/4 . Já que a probabilidade de ser filha é de 1/2 , a de ser filha e albina é de 1/2 x 1/4  = 1/8 .
4) A
Resolução comentada: De acordo com a questão, alelo A = preto, a = sem pigmento e alelo B = laranja, b = sem pigmento. Cobra selvagem produz pigmentação preta (A) e laranja (B) = AaBb Cobra preta produz pigmentação preta (A) = Aabb Cobra laranja produz pigmentação laranja (B) = aaBb Cobra albina não produz nenhum pigmento = aabb
5) B
Resolução Comentada: Trata-se de um caso de dominância completa, pois um alelo impede a manifestação do outro quando estão em heterozigose.
6) A
Resolução comentada:
Alelos: 
P (polidactilia) , p (normal), 
A (normal) e a (albinismo) 
Genótipos parentais: (Homem)pp Aa x (Mulher)PpAa 
P (criança AA ou Aa e pp) = 3/4 . 1/2 = 3/8



Nenhum comentário:

Postar um comentário