PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Histologia Animal - Exercícios Biologia com Gabarito

1) A epiderme constitui uma importante barreira de proteção contra acidentes para o nosso organismo. Batidas de raspão provocam uma leve descamação, e quando ocorrem queimaduras superficiais surgem pequenas bolhas. Já acidentes mais graves, que perfuram a lâmina basal e atingem a derme, são acompanhados de sangramentos e exigem cuidados maiores. 

a) Relacione esses fatos com a presença (ou ausência) de vasos sanguíneos nos epitélios e no tecido conjuntivo. 
b) Explique como as células da epiderme obtêm oxigênio e nutrientes.

2) (Enem-2015) A toxina botulínica (produzida pelo bacilo Clostridium botulinum) pode ser encontrada em alimentos malconservados, causando até a morte de consumidores. No entanto, essa toxina modificada em laboratório está sendo usada cada vez mais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas físicos e/ou estéticos, atenuando problemas como o blefaroespasmo, que provoca contrações involuntárias das pálpebras. BACHUR, T. P. R. et al. Toxina botulínica: de veneno a tratamento. Revista Eletrônica Pesquisa Médica, n. 1, jan.- mar. 2009 (adaptado). O alívio dos sintomas do blefaroespasmo é consequência da ação da toxina modificada sobre o tecido 

a) glandular, uma vez que ela impede a produção de secreção de substâncias na pele. 
b) muscular, uma vez que ela provoca a paralisia das fibras que formam esse tecido. 
c) epitelial, uma vez que ela leva ao aumento da camada de queratina que protege a pele. 
d) conjuntivo, uma vez que ela aumenta a quantidade de substância intercelular no tecido. 
e) adiposo, uma vez que ela reduz a espessura da camada de células de gordura do tecido.

3) Os músculos trabalham sob estímulo do sistema nervoso. Impulsos nervosos controlam os movimentos de contração e relaxamento, sejam os músculos voluntários ou involuntários, e chegam às células musculares pelos nervos. Responda: 

a) O que são nervos? 
b) Como ocorre a transmissão do impulso nervoso do neurônio ao músculo? Explique em linhas gerais.

4) (UFPR) Sabendo que as glândulas são um tipo de tecido epitelial, explique a diferença na formação de uma glândula exócrina e de uma endócrina. 

5)Compare os tecidos conjuntivos denso, frouxo e adiposo quanto à presença e à ocorrência de fibras no corpo humano.

Mais exercícios de Biologia:

GABARITO:
1) a) Os epitélios não possuem vasos sanguíneos, mas o tecido conjuntivo, que serve de sustentação para eles, sim. Ferimentos que atingem a derme, sangram pelas lesões em vasos sanguíneos.
b) São os vasos sanguíneos da derme que trazem gás oxigênio e nutrientes para a lâmina basal, e esses materiais se difundem para as células da epiderme.
2) B
3) a) Feixes de fibras nervosas ou de axônios envolvidos por bainha de mielina.
b) Os impulsos nervosos são transmitidos dos dendritos para o corpo celular e de lá para os axônios. Do axônio, o impulso passa à célula muscular. A comunicação entre o axônio e a célula receptora do estímulo chama-se sinapse. Nessa região, determinada por uma fenda sináptica, ocorre liberação de substâncias que, quando recebidas pela célula muscular, geram uma resposta.
4) As glândulas se formam a partir de células epiteliais que proliferam e invadem o tecido conjuntivo subjacente. As glândulas exócrinas apresentam um ducto por onde suas secreções serão liberadas, enquanto as glândulas endócrinas lançam secreções diretamente na corrente sanguínea.
5)Tecido conjuntivo denso = maior quantidade de fibras, muito compactas; ocorre nos tendões e na derme. Tecido conjuntivo frouxo = menor quantidade de fibras, pouco compactas; tem ampla ocorrência no corpo humano, com função de preenchimento. Tecido conjuntivo adiposo = células preenchidas por gordura; ocorre na camada mais profunda da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário