PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de abril de 2021

Exercícios de Biologia sobre a Tuberculose - com gabarito

Questão 1 - ENEM 2004 - O que têm em comum Noel Rosa, Castro Alves, Franz Kafka, Álvares de Azevedo, José de Alencar e Frédéric Chopin? Todos eles morreram de tuberculose, doença que ao longo dos séculos fez mais de 100 milhões de vítimas. Aparentemente controlada durante algumas décadas, a tuberculose voltou a matar. O principal obstáculo para seu controle é o aumento do número de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos usados para combatê-la. Esse aumento do número de linhagens resistentes se deve a 

a) modificações no metabolismo das bactérias, para neutralizar o efeito dos antibióticos e incorporá-los à sua nutrição. 
b) mutações selecionadas pelos antibióticos, que eliminam as bactérias sensíveis a eles, mas permitem que as resistentes se multipliquem. 
c) mutações causadas pelos antibióticos, para que as bactérias se adaptem e transmitam essa adaptação a seus descendentes. 
d) modificações fisiológicas nas bactérias, para tornáIas cada vez mais fortes e mais agressivas no desenvolvimento da doença. 
e) modificações na sensibilidade das bactérias, ocorridas depois de passarem um longo tempo sem contato com antibióticos.

Questão 2 - MULTIVIX 2015 - A Tuberculose, doença milenar que aflige a humanidade, tornou-se grande problema de saúde pública, pois constitui uma importante causa de morbidade e mortalidade. Um sério obstáculo para seu controle é o aumento do número de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos usados no seu tratamento. Esse aumento do número de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos é devido a: 
  
a) diminuição da absorção do antibiótico pelas bactérias. 
b) alterações fisiológicas tornando as bactérias mais agressivas. 
c) aumento da eliminação do antibiótico pela bactéria. 
d) ação seletiva do antibiótico sobre as bactérias sensíveis. 
e) incorporação do antibiótico como nutriente pelas bactérias.

Questão 3 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2019 - Técnico de Enfermagem - A tuberculose pode apresentar-se nas formas pulmonar e extrapulmonar. Nas formas extrapulmonares, a mais grave, que ocorre quando o bacilo de Koch atinge o sistema nervoso central é a: 

A) pleural 
B) entérica 
C) meníngea 
D) ganglionar

Questão 4 - Brasil Escola - A tuberculose é uma doença contagiosa grave causada por bactérias chamadas de bacilo de Koch. Após o contágio, o bacilo pode acometer vários órgãos, sendo os pulmões os mais frequentemente atingidos. A respeito dessa doença, marque a alternativa incorreta: 
a) A tuberculose é transmitida pelo ar. 

b) A BCG é feita utilizando-se a bactéria Mycobacterium bovis atenuada. 
c) A BCG confere total proteção contra a tuberculose pulmonar. 
d) A tuberculose pode acometer pessoas de qualquer idade e sexo. 
e) Nem todas as pessoas que têm contato com a bactéria contraem a tuberculose.

Questão 5 - COSEAC - 2015 - UFF - Técnico em Enfermagem - O meio mais eficaz de prevenir a tuberculose é a: 

A) detecção precoce dos casos existentes na comunidade e o seu tratamento correto. 
B) identificação de casos de triquíase nos alvéolos pulmonares. 
C) mobilização da comunidade para desenvolver medidas simples de higiene. 
D) quimioprofilaxia e evitar áreas de grande concentração humana. 
E) melhoria dos serviços de infraestrutura urbana, como coleta de lixo e saneamento.

Questão 6 - CS-UFG - 2017 - UFG - Técnico em Enfermagem - A transmissão de micro-organismo por via respiratória ocorre através da eliminação de partículas por meio da tosse, da respiração ou da fala. Estas partículas permanecem em suspensão no ar, podendo contaminar diversos locais e pessoas. A transmissão do Mycobacterium tuberculosis ocorre por: 

A) contato. 
B) aerossóis. 
C) gotículas. 
D) secreções oral e fecal.

Questão 7 - EDUCA - 2020 - Prefeitura de Passagem - PB - Técnico em Enfermagem - “É uma doença infecciosa que se inicia, habitualmente, pela inalação da bactéria Mycobaterium tuberculosis pelos pulmões e é transmitida pela tosse de gotículas expelidas por uma pessoa doente”. A doença apresentada no teto acima é: Assinale a alternativa CORRETA: 

A) Tuberculose. 
B) Lepra ou hanseníase. 
C) Coqueluche. 
D) Meningite meningocócita. 
E) Tracoma.

Questão 8 - UFV 2005 - A tuberculose é uma doença grave transmitida pelo ar, causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), sendo que a cada ano são notificados 83 mil novos casos da doença no Brasil. A principal preocupação mundial é em relação a disseminação de bacilos resistentes aos medicamentos, que pode desencadear uma nova onda da doença praticamente incurável em todo o mundo. Das afirmativas abaixo, assinale a que NÃO está associada à tuberculose ou a sua resistência: 
a) A tuberculose pode atingir todos os órgãos do corpo, mas a doença só é transmitida por quem estiver infectado pelo bacilo nos pulmões. 
b) A tuberculose pode ser prevenida com o uso da vacina BCG, aplicada nos primeiros trinta dias de vida, o que evita várias formas da doença. 
c) O tratamento da tuberculose dura cerca de seis meses e, se o tuberculoso segui-lo corretamente, em 95% dos casos fica curado. 
d) A disseminação de bacilos resistentes ocorre porque os doentes deixam o tratamento quando apresentam melhora. 
e) A tuberculose é resultante de pneumonia e gripe mal curadas, sendo necessário separar copos e talheres do doente para evitar o contágio.

GABARITO:
1) B
Resolução comentada: Linhagens bacterianas resistentes são resultantes de mutações casuais e espontâneas sofridas por estes microorganismos. A aplicação indiscriminada de antibióticos contribui para a seleção das formas resistentes, eliminando apenas as sensíveis.
2) D
Resolução comentada: O uso indiscriminado de antibióticos surgiu a algum tempo e contribui negativamente para a seleção de bactérias resistentes e até super resistentes. Alguns deles agem na parede celular da bactéria ou destroem sua maquinaria proteica, porém, as bactérias começaram a desenvolver mecanismos que as tornam praticamente livres dos efeitos deletérios dos antibióticos. No caso da tuberculose, o tratamento é feito por um longo tempo (mais de 6 meses) e, com isso, as bactérias conseguem desenvolver mecanismos de adaptação ao remédio.
3) C
4) C
Resolução comentada: A BCG possui um efeito protetor contra a tuberculose pulmonar muito variável. Alguns estudos afirmam que a variação pode ir de zero a 80%. A proteção contra formas mais graves da doença alcança valores superiores a 80%.

5) A
6) B
7) A
8) E

Nenhum comentário:

Postar um comentário