PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de Biologia - De acordo com o texto, por que é importante desenvolver modelos de pele humana mais completos

Pele impressa em 3D substitui animais em teste de cosméticos

Modelos de pele humana impressos em 3D para substituir animais em testes de cosméticos são o tema do trabalho da pesquisadora Carolina Motter Catarino […]. Em alguns países onde o teste de cosméticos usando modelos animais ainda é permitido, são usados animais como coelhos e ratos, entretanto, muitos países baniram essa prática em favor do uso de métodos alternativos. […] De acordo com a pesquisadora, os testes com animais apresentam inconveniências. “Primeiramente, os animais são fisiologicamente muito diferentes dos seres humanos, como, por exemplo, […] [na] composição e estrutura das camadas da pele e concentração de folículos capilares”, aponta. “Essas e outras diferenças podem gerar resultados que não são reproduzidos em humanos posteriormente ou até mesmo não antecipar possíveis efeitos adversos”. Os modelos de pele disponíveis atualmente para testes são fisiologicamente semelhantes à pele humana e foram validados para parâmetros específicos tais como irritação e corrosão, observa Carolina. “No entanto, a maioria destes modelos contém no máximo um ou dois tipos de células dentre os mais de 15 tipos presentes na pele humana e não apresentam vasculatura e apêndices (folículo capilar, glândulas sudorípara e sebácea)”, ressalta. “A falta destes componentes e dos diferentes níveis de complexidade deixa espaço para desenvolvimento de modelos mais completos e que sejam fisiologicamente mais relevantes.” A pesquisadora trabalhou com células humanas extraídas […] de amostras de pele provenientes de cirurgias plásticas ou postectomia (cirurgia para remoção do prepúcio). “Em geral são usadas amostras de prepúcio de cirurgias realizadas em recém-nascidos. Essas células apresentam um melhor potencial para expansão e diferenciação em comparação com células isoladas de amostras de pele de adultos. Após isolar as células, elas são expandidas in vitro, de modo a gerar quantidade suficiente de células para reconstruir a pele”, explica. Para a impressão da pele o primeiro passo é preparar as diferentes bio-inks (tintas biológicas). “Essas tintas são compostas por uma mistura de proteínas presentes na pele humana, tais como o colágeno tipo I, e as células de pele previamente isoladas, como fibroblastos, queratinócitos e melanócitos”. Os cartuchos de bio-ink são então colocados na impressora e o processo de impressão é iniciado e controlado por um software. “Depois de impressas, as amostras de pele são mantidas numa incubadora de 12 a 21 dias para a diferenciação das camadas da pele” […]. “Após esse período, a pele apresenta estrutura semelhante [à da] pele humana e que pode ser usada, por exemplo, para avaliar potencial irritante ou cias aplicadas topicamente.”
Bernardes, J. Pele impressa em 3D substitui animais em teste de cosméticos. Jornal da USP, São Paulo, 15 jan. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/pele-impressa-em-3d-substitui-animais-em-teste-decosmeticos/

De acordo com o texto, por que é importante desenvolver modelos de pele humana mais completos? Em sua resposta, mencione os aspectos citados na matéria.

RESPOSTA:
A pele humana reconstruída é mencionada como um modelo, pois ela busca simular e reproduzir a morfologia e a fisiologia da pele humana. Quanto mais próximo da pele humana for o modelo, maior a chance de os resultados obtidos com os testes feitos na pele reconstruída serem semelhantes aos resultados em seres humanos. Os alunos podem mencionar que a pele reconstruída também contribui para reduzir o uso de animais em testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário