1. PUC-MG - São ideias darwinistas, exceto:
a) As características adquiridas são transmitidas por hereditariedade.
b) Existem variações de todos os graus entre os indivíduos.
c) A seleção natural favorece os mais aptos.
d) Os indivíduos devem empenhar-se na luta pela vida.
e) Se determinado tipo revela adaptações, ele sobrevive.
2. UFRGS-RS - As afirmativas a seguir estão baseadas em teorias evolutivas.
I. As características adquiridas ao longo da vida de um organismo são transmitidas aos seus descendentes.
II. Uma ginasta que desenvolveu músculos fortes, através de intensos exercícios, terá filhos com a musculatura bem desenvolvida.
III. O ambiente seleciona a variabilidade existente em uma população.
IV. Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existente sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes a ele.
A alternativa que contém, respectivamente, ideias de Lamarck e de Darwin é:
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e II.
d) III e IV.
e) IV e II.
3. PUC-MG - "A girafa desenvolveu um pescoço longo para facilitar a apreensão das folhas das arvores". A afirmativa acima:
a) caracteriza somente a teoria de Darwin.
b) caracteriza somente a teoria de Lamarck.
c) caracteriza as teorias de Lamarck e Darwin.
d) não caracteriza nem a teoria de Lamarck e nem a teoria de Darwin.
e) caracteriza a teoria de Spalanzanni - Redi.
4. FUVEST-SP - São mecanismos responsáveis pelo aumento da variabilidade genética dos organismos
a) a mutação, a seleção natural e a partenogênese.
b) a mutação, a autogamia e a recombinação gênica.
c) a mutação, a segregação independente dos cromossomos e a recombinação gênica.
d) a seleção natural, a segregação independente dos cromossomos e a autogamia.
e) a seleção natural, a recombinação gênica e a partenogênese.
5. ENEM 2010 - Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns, ausência de olhos. Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que
a) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
b) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.
c) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.
d) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes.
e) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.
6. UEL-PR - Considere a frase a seguir: “As cactáceas transformaram suas folhas em espinhos para conseguirem sobreviver em regiões semiáridas.” Ela expressa as ideias de
a) Darwin, por considerar a ação da seleção natural.
b) Darwin, dado que as folhas sofreram adaptação ao meio.
c) Darwin, uma vez que atribui a presença de espinhosa uma mutação gênica.
d) Lamarck, por ressaltar a transmissão de características selecionadas aos descendentes.
e) Lamarck, porque relaciona o aparecimento de espinhos à necessidade de sobrevivência em ambiente semiárido.
7. Uneb-1998 - Considere as seguintes afirmações:
I. Devido à necessidade de respirar ar atmosférico, um certo animal passou a apresentar pulmão e transmitiu essa característica aos descendentes.
II. As toupeiras atuais têm olhos atrofiados porque seus ancestrais, por viverem sob a terra, não necessitavam da visão.
III. De tanto comer capim, o intestino dos herbívoros foi ficando cada vez mais longo.
O pensamento de Lamarck pode ser percebido em:
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
8. UECE-2001 - A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou:
a) a seleção natural
b) as mutações
c) o uso e desuso dos órgãos
d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos
9. PUC-RS-2001 - Quais dos cientistas abaixo deram as maiores contribuições para o desenvolvimento da teoria da evolução?
a) Mendel, Newton e Darwin.
b) Lineu, Aristóteles e Wallace.
c) Pasteur, Lavoisier e Darwin.
d) Lamarck, Darwin e Lavoisier.
e) Darwin, Wallace e Lamarck.
10. Mackenzie-SP - A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin
a) mutação e seleção natural.
b) mutação e adaptação.
c) mutação e recombinação gênica.
d) recombinação gênica e seleção natural.
e) adaptação e seleção natural.
GABARITO:
1) A
2) B
3) B
4) C
5) B
6) E
7) E
8) A
9) E
10) C
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