PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre a origem da vida V - com gabarito

Questão 01 - (PUC RJ/1995) Com base na análise do relógio biológico e na hipótese, atualmente aceita, sobre o surgimento dos diferentes seres na face da terra, assinale a opção que apresenta a sequência correta:
a) procariontes procariontes eucariontes heterotróficos autotróficos aeróbicos 
b) procariontes procariontes eucariontes autotróficos heterotróficos aeróbicos 
c) procariontes eucariontes procariontes fermentativos heterotróficos autotróficos 
d) eucariontes eucariontes procariontes autotróficos heterotróficos anaeróbicos 
e) eucariontes eucariontes procariontes heterotróficos autotróficos fermentativos

Questão 02 -  (UEPB/2011) Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do século XIX: a Teoria da Abiogênese e a Teoria da Biogênese. Sobre essa temática são enunciadas as proposições abaixo. Coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas. 
( ) O filósofo grego Aristóteles acreditava que um “princípio ativo” ou “vital” teria a capacidade de transformar a matéria bruta em um ser vivo; essa forma de pensar foi a base filosófica para o surgimento da Teoria da Abiogênese ou Teoria da Geração Espontânea. 
( ) Coube a Louis Pasteur, por volta de 1860, provar definitivamente que os seres vivos se originam de outros seres vivos; para isso ele realizou experimentos com balões do tipo pescoço de cisne.
( ) Jan Baptist van Helmont e Francesco Redi eram adeptos da Teoria da Abiogênese, chegando mesmo a formular “receitas” para produzir seres vivos. 
( ) O fato de Louis Pasteur ter utilizado balões do tipo pescoço de cisne foi fundamental para o sucesso do experimento, pois as gotículas de água que se acumulam nesse pescoço durante o resfriamento funcionam como um filtro, retendo os micróbios contidos no ar que penetra no balão. 
( ) Lazzaro Spallanzani aqueceu por cerca de uma hora substâncias nutritivas em frascos hermeticamente fechados. Após alguns dias ele abriu o frasco e observou o líquido ao microscópio: a presença de organismos fortalecia a Teoria da Abiogênese. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) F V F V V 
b) F V V F F 
c) F F V F V 
d) V V F V V 
e) V V F V F

Questão 03 - (PUC MG/2010) O gráfico representa uma possível evolução da composição relativa de alguns gases na atmosfera terrestre ao longo de 4,6 bilhões de anos. Fatores bióticos e abióticos foram responsáveis pelas alterações na composição relativa e absoluta dos gases atmosféricos.

Com base nas informações acima, é INCORRETO afirmar: 
a) O metabolismo das cianobactérias contribuiu para o aumento da concentração de O2 na atmosfera terrestre. 
b) A redução dos níveis de nitrogênio, após a colonização da crosta terrestre, pode estar ligada ao aumento da fixação do nitrogênio e sua imobilização na biomassa.
c) O aumento na concentração de O2, após a colonização da crosta terrestre, pode ser creditado ao aumento da taxa de fotólise da água. 
d) Antes das cianobactérias, não existiam organismos autotróficos ou capazes de realizar processos respiratórios.

Questão 04 - (UFTM MG/2007) No início da década de 1950, o químico americano Stanley L. Miller desenvolveu um experimento que ainda hoje é considerado um dos suportes da hipótese da origem da vida na Terra. Miller construiu um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva. Nesse aparelho, submeteu uma mistura dos gases, dentre eles a amônia, a descargas elétricas. Ao final do experimento, obteve a formação de moléculas orgânicas, entre elas alguns aminoácidos. Os dados obtidos por Miller poderiam ser representados por uma das seguintes figuras: 
Dados: 
Eixo X = Concentração de amônia (unidade arbitrária) 
Eixo Y = Tempo (h) 
Eixo Z = Concentração de aminoácidos (unidade arbitrária em relação à concentração de amônia)

No que se refere à amônia e aos aminoácidos, dentre as figuras, aquela que melhor representa os resultados obtidos por Miller é a 
a) figura 1. 
b) figura 2. 
c) figura 3. 
d) figura 4. 
e) figura 5.

Questão 05 - (UECE/2009/Janeiro) Analise as afirmações a seguir sobre a origem da vida na Terra.
I. O início do período holoceno é o marco inicial para o surgimento da vida na Terra. 
II. Stanley Miller, em 1953, teve o mérito de demonstrar que moléculas orgânicas poderiam ter se formado nas condições da Terra primitiva 
III. A teoria da “Panspermia”, sobre a origem da vida, afirma que a vida se originou no fundo do mar, longe de uma fonte fornecedora de fotossintato, e aproveitando a energia geotérmica emanada por chaminés submarinas. 
Sobre as afirmações anteriores, assinale o correto. 
a) Apenas a I é verdadeira. 
b) Apenas a II é verdadeira. 
c) Apenas a III é verdadeira. 
d) São verdadeiras a I, a II e a III.

Questão 06 -  (UCS RS/2011/Janeiro) Durante a formação da Terra, a atmosfera era muito quente e toda a ___(I)___ existente estava na fase ___(II)___. O ciclo ___(III)___ iniciou-se pelo processo de ___(IV)___, devido à diminuição de temperatura no planeta, o que possibilitou que a ___(I)___ passasse para o estado ___(V)___. Esses processos foram essenciais para que muitas espécies pudessem se desenvolver no planeta. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.
Questão 07 -  (UEFS BA/2015/Julho) 

O esquema retrata um célebre experimento na Biologia, realizado pelo cientista Stanley L. Miller, que foi de grande importância para tentar elucidar o surgimento da vida. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que o experimento de Miller conseguiu demonstrar 
a) a falha na Teoria da Geração Espontânea, ao comprovar que a fervura de água contendo compostos orgânicos não resulta na formação dos seres vivos. 
b) a formação dos coacervados, a partir do agregado de moléculas inorgânicas, presentes na atmosfera primitiva. 
c) os gases constituintes da atmosfera primitiva, sendo esta de caráter redutor. 
d) a hipótese quimiolito autotrófica, com a formação das primeiras formas de vida. 
e) a formação de substâncias orgânicas complexas na ausência de seres vivos. 

Questão 08 - (FPS PE/2017/Janeiro) Para Aristóteles, o conceito de vida estava relacionado às potencialidades da alma, de forma hierárquica, relacionadas às capacidades de nutrição (crescimento e desenvolvimento), percepção sensorial (dor, movimento) e pensamento. Tal conceito possivelmente não se aplica a todos os seres vivos. Considerando experimentos que foram realizados para demonstrar os princípios de origem da vida, analise a figura abaixo:

É correto afirmar que a ausência de organismos no frasco após 6 meses: 
a) confirma que os seres procariontes surgiram por geração espontânea. 
b) demonstra que o ar atmosférico é vital para o surgimento de organismos eucariontes. 
c) refuta a hipótese da biogênese, uma vez que a presença de organismos no frasco independe da prévia existência de células vivas. 
d) refuta a hipótese da abiogênese, uma vez que a presença de nutrientes ou ar atmosférico não é suficiente para a produção de células vivas. 
e) confirma a hipótese da biogênese, uma vez que o surgimento de seres eucariontes depende da prévia existência de procariontes no frasco. 

Questão 09 - (FPS PE/2017/Janeiro) Em 1953, Miller e Urey construíram um aparelho que simulava as condições supostamente existentes na Terra primitiva. O aparelho, ilustrado abaixo, consistia de um sistema fechado sem oxigênio, cuja água era submetida a ciclos de aquecimento (1) e onde eram inseridos gases atmosféricos (2) (hidrogênio, amônia, metano). Os gases presentes no sistema eram expostos a descargas elétricas (3) e ciclos de resfriamento (4) e, a seguir, misturados com uma solução de compostos orgânicos (5).
Considerando que o experimento foi usado para testar a hipótese de Oparin e Haldane, sobre a origem da vida, é incorreto afirmar que: 
a) em 1, há produção de vapor d´água, necessário para produzir a reação entre os compostos químicos presentes no sistema. 
b) em 2, a mistura de gases introduzida no sistema é presente na atmosfera atual da Terra, sendo necessária para produzir novas formas de vida. 
c) em 3, as descargas elétricas representam os raios de nuvens, produzidos durante tempestades que devem ter ocorrido na Terra primitiva. 
d) em 4, o resfriamento dos gases e do vapor d’água provoca condensação, se acumulando na parte inferior do aparelho. 
e) em 5, a partir das reações ocorridas no sistema, foram observados aminoácidos e compostos orgânicos presentes nos mares primitivos.

Questão 10 - UECE 2018 - De acordo com as teorias sobre a origem da vida, é correto afirmar que 
a) a biogênese representa as teorias que consideravam possível o surgimento da vida a partir de compostos inorgânicos e de outros mecanismos que não sejam a reprodução. 
b) a teoria da geração espontânea ou abiogênese considera que os seres vivos surgem somente pela reprodução, indiferente das espécies envolvidas nesse evento. 
c) segundo a panspermia, a vida teve origem a partir de seres vivos oriundos de outros locais do cosmo: essa é a teoria mais aceita até hoje em função das comprovadas atividades extraterrestres na Terra. 
d) para a teoria da evolução molecular, a vida é resultado da combinação de compostos inorgânicos em moléculas orgânicas simples que se complexaram até atingirem a capacidade de autoduplicação e metabolismo.
 
GABARITO
01 - A
02 - E
03 - D
04 - B
05 - B
06 - A
07 - E
08 - D
09 - B
10 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário