PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre a origem da vida I - com gabarito

Questão 01 - (UFOP MG/1996/Julho) Marque a resposta correta. Os primeiros seres vivos terrestres foram: 
a) Procariontes autotróficos, anaeróbicos. 
b) Procariontes heterotróficos, aeróbicos. 
c) Procariontes heteróficos, anaeróbicos. 
d) Procariontes autotróficos, aeróbicos. 
e) Eucariontes heterotróficos, aeróbicos.

Questão 02 - (UDESC SC/2006/Janeiro) Sobre as teorias da origem da vida e seus estudiosos, assinale a alternativa CORRETA.
a) Segundo a abiogênese, a vida apenas se origina de outro ser vivo preexistente. 
b) Todos os seres vivos se desenvolvem a partir da matéria inorgânica em contato com um princípio vital, ou "princípio ativo", segundo a epigênese. 
c) A primeira teoria criteriosa sobre a origem da vida surgiu na Grécia Antiga, com Aristóteles, que formulou a hipótese de geração espontânea. 
d) Francesco Redi testou e confirmou, experimentalmente, a hipótese da geração espontânea. 
e) Louis Pasteur realizou uma série de experiências, demonstrando que existe no ar ou nos alimentos o "princípio ativo" capaz de gerar vida espontaneamente.  

Questão 03 - (UNICAMP SP/1995/2ª Fase) A hipótese mais aceita para explicar a origem da vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos. 
a) Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na Terra primitiva? 
b) Que condições ambientais teriam favorecido o aparecimento posterior dos autótrofos? 
c) Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?

Questão 04 - (FMTM MG/2003/Janeiro F2) Se caminharmos dos pólos para o Equador, observaremos que a vida na Terra apresenta um padrão de distribuição que varia sensivelmente, formando faixas relativamente bem delimitadas de tipos de flora e de fauna. Entretanto, do Oriente para o Ocidente, em uma mesma faixa de latitude, verificamos que a vegetação e a fauna, embora variem quanto à composição, apresentam padrões semelhantes de forma e de comportamento. O processo que deu origem a esses padrões longitudinais, ou seja, do Oriente para o Ocidente ou vice-versa, pode ser identificado como: 
a) seleção direcional. 
b) adaptação individual. 
c) convergência adaptativa. 
d) evolução divergente. 
e) especiação alopátrica.

Questão 05 - (UDESC SC/2005/Julho) Quanto à teoria heterotrófica de origem da vida na Terra, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) O aparecimento da vida na Terra foi precedido por um período de evolução química, por meio do qual moléculas orgânicas simples agregaram-se gradualmente para formar macro-moléculas complexas. 
b) Os primeiros organismos eram autótrofos; apenas tempos depois apareceram os organismos heterótrofos. 
c) O processo de fermentação precedeu ao fotossintético. 
d) Na época que os primeiros organismos apareceram, não havia oxigênio livre, mas uma atmosfera composta de metano, gás carbônico e hidrogênio. 
e) Os primeiros microorganismos eram anaeróbicos.

Questão 06 - (GAMA FILHO RJ/1995) As primeiras formas de vida surgiram há mais de 3 bilhões de anos. Para tentar explicar esse fato, os cientistas elaboraram várias hipóteses. Atualmente a hipótese mais aceita é a: 
a) fixista. 
b) lamarquista. 
c) heterotrófica. 
d) abiogênese. 
e) geração espontânea.

Questão 07 - (UFAL/2002/2ª Fase) Pasteur realizou no século XIX experimentos, nos quais esterilizava meios de cultura em frascos que posteriormente eram fechados hermeticamente. Esclareça a contribuição desses experimentos para: 
a) o conhecimento da origem da vida; 
b) o desenvolvimento da medicina na época.

Questão 08 -  (FUNREI MG/2001) Durante muitos anos, as orelhas e a cauda dos filhotes de cães de certas raças têm sido cortadas ao longo de sucessivas gerações. Entretanto, os filhos desses animais sempre nascem com aquelas estruturas perfeitamente normais. Este fato permite-nos concluir CORRETAMENTE que: 
a) a não ser por força da seleção natural, as espécies e as raças são fixas e imutáveis. 
b) os caracteres adquiridos pelo indivíduo, por influência do meio onde ele vive, não podem ser transmitidos aos descendentes. 
c) a teoria evolucionista de Lamarck parece correta, porque somente as mutações e as recombinações gênicas é que possibilitam o surgimento de novas características. 
d) a teoria evolucionista de Darwin possui exceções, já que não se aplica à seleção artificial de caracteres.

Questão 09 - (ACAFE SC/2003/Janeiro) A história geológica da Terra é dividida em eras. A Era Paleozóica iniciou há 570 milhões de anos e terminou há 225 milhões de anos. A Era Cenozóica iniciou há 65 milhões de anos e perdura até o momento atual. Considerando os dados apresentados e seus conhecimentos acerca desse assunto, assinale a alternativa correta. 
a) O tempo transcorrido entre a formação da Terra e o início da Era Cenozóica é bem menor que o dessa Era. 
b) Os grandes mamíferos surgiram no início da Era Paleozóica.
c) Entre essas eras tem-se o período no qual os dinossauros representavam o grupo menos expressivo entre as espécies. 
d) Antes da Era Paleozóica não havia vida sobre a Terra. 
e) Os humanos viveram apenas na Era Cenozóica. 

Questão 10 - (UFLA MG/2003/Janeiro) O surgimento de organismos autótrofos na Terra não apenas propiciou a produção de moléculas orgânicas complexas a partir de moléculas simples, como também gerou uma condição ambiental imprescindível para o aparecimento de seres vivos mais eficientes no que diz respeito à obtenção de energia. O novo tipo de ser vivo e a condição criada são, respectivamente, 
a) heterótrofo aeróbico e diminuição dos níveis de gás carbônico na atmosfera. 
b) heterótrofo aeróbico e aumento dos níveis de oxigênio na atmosfera. 
c) heterótrofo anaeróbico e diminuição dos níveis de oxigênio na atmosfera. 
d) heterótrofo anaeróbico e aumento dos níveis de gás carbônico na atmosfera. 
e) heterótrofo anaeróbico e aumento dos níveis de matéria orgânica.

GABARITO
01 - C

02 - C

03 - a) Os primeiros heterótrofos provavelmente obtinham seu alimento nos mares primitivos, ricos em compostos orgânicos. Essas substâncias se formaram a partir de reações entre substâncias simples da atmosfera, ativadas pela energia proveniente tanto das descargas elétricas das tempestades como da radiação ultravioleta do Sol. 
b) A diminuição na disponibilidade de alimento, seja por uma menor produção, seja por aumento no seu consumo, pode ter provocado uma pressão seletiva que favoreceu os organismos já capazes de produzir seu próprio alimento (autótrofos). Um possível aumento na concentração do gás carbônico na atmosfera, devido à atividade biológica, pode também ter favorecido a sobrevivência dos autótrofos. c) Admitindo-se que os primeiros seres vivos foram extremamente simples, é improvável que já possuíssem a complexidade necessária para a realização dos processos que caracterizam o autotrofismo.

04 - C
05 - B
06 - C

07 - 
a) Os experimentos demonstraram que não havia formação de seres vivos a partir de matéria inanimada, pois esta havia sido esterilizada e esta demonstração constituiu-se num argumento muito poderoso contra a teoria da origem abiótica da vida. 
b) Também resultou em mudanças profundas nos procedimentos médicos, sendo introduzida a assepsia nos trabalhos hospitalares. Com isso a mortalidade pós-operatória diminuiu enormemente.

08 - B
09 - E
10 - B

Nenhum comentário:

Postar um comentário