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segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Exercícios de Biologia sobre botânica - com gabarito

1. (UFABC-SP) - “Eu carrego um sertão dentro de mim, e o mundo no qual vivo é também o sertão. As aventuras não têm tempo, não têm princípio nem fim. E meus livros são aventuras, para mim são a minha maior aventura. Escrevendo, descubro sempre um novo pedaço do infinito. Vivo no infinito, o momento não conta”.
(João Guimarães Rosa)
Guimarães Rosa identifica-se com o sertão, região de baixa pluviosidade, cujos vegetais possuem, como características adaptativas,
a) folhas com superfície reduzida, evitando grande perda de água, cutícula delgada que permite trocas gasosas e Sistema radicular desenvolvido, facilitando a captação
de água e nutrientes.
b) folhas largas com estômatos em criptas, que reduzem a incidência de raios luminosos, cutícula espessa, reduzindo a transpiração cuticular, caules suberosos, evitando os
efeitos da elevada temperatura.
c) folhas com estômatos na região ventral, evitando a incidência de raios luminosos, com predominância de caules claros que refletem os raios luminosos, e raízes
fasciculadas que diminuem a perda de água.
d) folhas com estômatos pequenos e em pequeno número, parênquima amilífero que supre as necessidades energéticas e raízes com pneumatóforos e grande pressão
osmótica, facilitando absorção de água.
e) folhas transformadas em espinhos, reduzindo a perda de água por transpiração, parênquima aquífero e raízes cobrindo grandes superfícies, que contribuem para armazenamento e absorção de água.

2. (UFABC-SP) - Algumas plantas ornamentais podem causar problemas se forem ingeridas por animais e seres humanos. Veja alguns exemplos: Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta): apresenta folhas largas com manchas brancas e com nervuras reticuladas. As folhas são consideradas tóxicas. Azaleia (Rhododendron sp.): produz flores brancas e coloridas (róseas, vermelhas e arroxeadas). As folhas e flores produzem substâncias tóxicas. Samambaia-do-campo (Pteridium aquilinum): produz folíolos com esporângios, com rizoma e raízes adventícias tóxica para os bovinos. Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) produz brácteas vermelhas amarelas, brancas ou róseas envolvendo as pequenas flores. Produz um látex tóxico.
Pode-se afirmar que todas as plantas citadas no texto
a) produzem frutos e sementes.
b) realizam a fotossíntese durante o dia e a respiração durante a noite.
c) formam estróbilos e soros.
d) são de espécies diferentes e pertencem ao mesmo reino.
e) apresentam tecidos condutores de seiva e formam prótalo duradouro.

3. (UFRN) - Para aumentar a produção de frutos com polpa mais macia e doce, um agricultor plantou
sementes de árvores cujos frutos tinham essas características. Entretanto, um efeito inesperado
que o agricultor observou foi a baixa estatura das plantas nascidas dessas sementes. Uma explicação para esse fenômeno pode ser
a) a inibição do geotropismo negativo das raízes.
b) o aumento do tempo de germinação das sementes.
c) a menor sensibilidade das células à ação das auxinas.
d) o aumento do efeito do etileno nos brotos.

4.(UFSM-RS) - Nas pesquisas da EMBRAPA, a melancia foi alterada geneticamente para a não formação de sementes. Quando ocorre na natureza esse fenômeno é chamado de
a) anemocoria.
b) Fecundação cruzada.
c) mega ou macrosporogênese.
d) embriogênese.
e) partenocarpia.

5. (UFPR) - Atualmente, as angiospermas dominam o ambiente terrestre. Para isso, essas plantas desenvolveram, ao longo do processo evolutivo, características que lhes permitiram colonizar os diferentes biomas terrestres. Identifique, nas características listadas a seguir, aquelas que foram importantes para o desenvolvimento do atual processo reprodutivo das angiospermas.
1. Fase gametofítica masculina reduzida.
2. Presença de elementos traqueais, como os elementos de vasos e respectivas placas de perfuração.
3. Presença da cutícula -uma estrutura de revestimento -, que é uma substância graxa, de composição química de natureza complexa.
4. O produto da reprodução sexuada é protegido pelo fruto.
5. Desenvolvimento da estrutura floral, concomitante com o processo de polinização biótica.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.

06. (UFJF-MG) - Para a sua sobrevivência, as plantas vasculares precisam superar condições ambientais adversas. Alguns problemas encontrados pelas plantas e as soluções utilizadas por elas para superar tais limitações são apresentados a seguir.
Problema:
I - Proteção contra agentes lesivos e contra a perda de água
II - Sustentação
III - Preenchimento de espaços
IV -Transporte de materiais
V - Execução de movimentos orientados
Solução:
1) Esclerênquima e colênquima
2) Fitormônios
3) Xilema e floema
4) Epiderme e súber
5) Parênquimas
A associação correta entre o Problema e a Solução encontrada pelas plantas é:
a) I-1; II-3; III-5; IV-4; V-2.
b) I-2; II-4; III-3; IV-1; V-5.
c) I-3; II-5; III-2; IV-1; V-4.
d) I-4; II-1; III-5; IV-3; V-2.
e) I-5; II-2; III-4; IV-3; V-1.

07. (PUC-MG) - As Angiospermas representam o extremo atual de uma tendência evolutiva que passa pelas Traqueófitas: geração esporofítica desenvolvida e gametofítica reduzida. São características exclusivas das Angiospermas, EXCETO:
a) dupla fecundação.
b) endosperma triploide.
c) produção de sementes.
d) presença de ovários e frutos.

08. (UFRS) - Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes às angiospermas.
(__) Seus óvulos e sementes estão contidos em um carpelo.
(__) Elas apresentam um endosperma diplóide.
(__) Elas apresentam dupla fertilização.
(__) Sua geração predominante é gametofítica.
(__) Elas são dióicas ou monóicas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V -F -V -F -V.
b) F -V -F -F -V.
c) V -V -F -V -F.
d) F -F -V -V -F.
e) V -V -F -V -V.

09. (UFJF-MG) - A clorose variegada das laranjeiras, conhecida como amarelinho, é causada por uma
bactéria que, depois de instalada, se multiplica e obstrui o tecido responsável por levar água e nutrientes das raízes para a parte aérea da planta. Entre os sintomas da doença está a diminuição do tamanho dos frutos, tornando-os inviáveis para o consumo.
Assinale a alternativa que apresenta o tecido obstruído pela bactéria.
a) parênquima aquífero
b) parênquima clorofiliano
c) colênquima
d) xilema
e) floema

10. (UECE) - As plantas, assim como todos os demais seres vivos, possuem ancestrais aquáticos e desta forma sua história evolutiva encontra-se relacionada à ocupação progressiva do ambiente terrestre. Para que isso pudesse acontecer algumas características foram selecionadas e dentre elas podemos destacar:
I - Sistema vascular
II - Esporófito dominante
III - Filóides
IV - Esporófito não ramificado
São características próprias de pteridófitas e briófitas, respectivamente:
a) I e II; III e IV
b) I e III; II e IV
c) II e IV; I e III
d) III e IV; I e II

11.(PUC-SP) - Analise os trechos abaixo, indicados por I e II:
I. Em uma angiosperma, a água vai da raiz até a folha e é utilizada na realização da fotossíntese; produtos deste processo metabólico são transportados da folha para outras partes da planta, podendo ser armazenados em órgãos como caule e raiz.
II. No coração humano, o sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito e em seguida é levado aos pulmões; uma vez oxigenado, retorna ao coração pelo átrio esquerdo e passa para o ventrículo esquerdo, de onde é transportado aos sistemas corporais, voltando em seguida para o coração.
Com relação aos trechos, é CORRETO afirmar que:
a) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se apenas à pequena circulação.
b) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se exclusivamente à grande circulação.
c) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá por vasos do floema, enquanto II refere-se exclusivamente à grande circulação.
d) I refere-se exclusivamente ao transporte da seiva elaborada e do armazenamento de amido
em órgãos da planta, enquanto II refere-se às circulações pulmonar e sistêmica.
e) I refere-se ao transporte das seivas bruta e elaborada, enquanto II refere-se às circulações
pulmonar e sistêmica.

12. (UFG-GO) - No mês de abril, Darwin observou uma espécie vegetal de dia curto que estava florida, cujo fotoperíodo crítico é de 13 horas. Utilizando como referência o percurso mostrado no mapa, em qual outra localidade e em qual mês do ano, sob condições naturais, poder-se-ia observar essa espécie com flores?
a) Terra do Fogo, em janeiro.
b) Ilhas Malvinas, em fevereiro.
c) Ilha Maurício, em maio.
d) Inglaterra, em julho.
e) Arquipélago dos Açores, em agosto.

13. (UFRS) - Briófitas e pteridófitas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos.
Assinale a característica que pertence a apenas um desses grupos de plantas.
a) Crescer preferencialmente em solos úmidos e sombreados.
b) Necessitar de água para reproduzir-se.
c) Não ter flores, sementes e frutos.
d) Ser criptógama.
e) Ser portadora de tecidos de transporte.

14. (UFG-GO) - Entre os grupos do reino vegetal é considerado órgão vegetativo
a) o embrião multicelular presente nas briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
b) a flor que contém ovário com óvulo(s), presente nas angiospermas
c) a semente nua não inserida em frutos, característica das gimnospermas.
d) o soro, que contém os esporângios, próprio das pteridófitas.
e) o rizóide, estrutura de fixação ao substrato, característico das briófitas.

15. (UFRN) - Durante o processo de fotossíntese, a ação da luz sobre a clorofila libera elétrons
que são capturados por uma cadeia transportadora.
Durante esse processo de transporte, ocorre
a) formação de quantidades elevadas do aceptor NADP+ a partir da captura de elétrons e prótons.
b) transferência dos elétrons entre moléculas organizadas em ordem decrescente de energia.
c) fotólise de moléculas de CO2que liberam elétrons e cedem o carbono para a formação da glicose.
d) quebra da molécula de água a partir da conversão de ATP em ADP, com liberação de prótons.

16. (UFRN) - Quando a planta é podada, geralmente as gemas laterais se desenvolvem porque
a) a produção de citocinina aumenta, principalmente nos ramos podados.
b) a planta passa a ser estimulada pelo etileno liberado pela região ferida.
c) a planta passa a produzir ácido giberélico, para haver abscisão foliar.
d) a perda da dominância apical reduz a concentração da auxina.

17. (MACKENZIE-SP) - Alternância de gerações ou ciclo haplôntico-diplôntico, isto é, uma geração haplóide que produz gametas (Gametófito) e uma outra diplóide que produz esporos (Esporófito), ocorre
a) apenas em angiospermas.
b) apenas em gimnospermas e em angiospermas.
c) apenas em pteridófitas, em gimnospermas e em angiospermas.
d) apenas em brióftas, em pteridóftas, em gimnospermas e em angiospermas.
e) em algumas algas, em briófitas, em pteridófitas, em gimnospermas e em angiospermas.

18. (PUCCAMP-SP) - A utilização de fibras de bananeira para a fabricação de papel não é novidade no Brasil. Uma das primeiras fábricas de celulose do país produzia papel a partir do talo dessa planta. Plantas fibrosas, como o algodão, também já foram largamente aproveitadas no país para a produção de celulose.
(Adaptado de "Ciência Hoje". v. 26. n. 152. p.44-5)
Os cachos de bananas destinados à comercialização são colhidos verdes, para que possam resistir ao transporte e à estocagem. Pouco antes de serem vendidos, são submetidos à ação do gás etileno, o que faz com que os frutos amadureçam rapidamente. Esse gás
a) é um fitormônio que normalmente regula a divisão celular.
b) é normalmente produzido pelos vegetais e atua como hormônio.
c) induz também a formação de frutos partenocárpicos, como é o caso da banana.
d) não é produzido pelas plantas, embora tenha ação hormonal.
e) tem efeito semelhante ao das giberelinas, ao induzir o amadurecimento dos frutos.

19. (UERJ) - Uma fruta podre no cesto pode estragar todo o resto. O dito popular acima baseia-se no fundamento biológico de que a liberação de um hormônio volátil pelo fruto mais maduro estimula a maturação dos demais frutos.
Esse hormônio é denominado de:
a) etileno
b) auxina
c) citocinina
d) giberelina

20. (UFC-CE) - O professor de botânica montou um experimento para observar o efeito da luz sobre a transpiração foliar. Escolheu um arbusto de papoula (Hibiscus sp.) e encapsulou as extremidades de dez ramos com sacos plásticos transparentes, lacrando-os com barbante para evitar as trocas gasosas. Cobriu a metade dos sacos com papel alumínio e, após 48 horas, observou as diferenças no conteúdo de água acumulada dentro dos sacos, nos dois grupos.
Assinale a alternativa que indica o resultado observado mais provável.
a) A quantidade de água nos dois grupos foi igual, devido à inibição da transpiração pela alta umidade relativa que se formou no interior de ambos.
b) O teor de água acumulada foi maior nos sacos plásticos sem a cobertura do papel alumínio, uma vez que a luz induziu a abertura dos estômatos e permitiu uma transpiração mais intensa.
c) A quantidade de água acumulada foi maior nos sacos plásticos envoltos com papel alumínio, uma vez que a ausência de luz solar diminuiu a temperatura dentro dos sacos e a evaporação foliar.
d) A concentração mais elevada de CO2 no interior dos sacos sem o papel alumínio induziu o fechamento dos estômatos, e a quantidade de água acumulada foi menor.
e) A concentração de oxigênio foi menor nos sacos envoltos com papel alumínio, devido à falta de luz
para a fotossíntese, ocasionando a abertura dos estômatos e o aumento da transpiração.

GABARITO:
1) E
2) B
3) C
4) E
5) C
6) D
7) C
8) A
9) D
10) A
11) E
12) C
13) E
14) E
15) B
16) D
17) E
18) B
19) A
20) B

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