1- Como os seres vivos podem ser classificados de acordo com o modo de obtenção de alimentos?
2- Explique como os seres vivos de cada grupo citado na questão anterior obtêm alimentos.
3- Observe o esquema e responda.
Que informações o esquema nos fornece a respeito da alimentação desses seres vivos?
4- Que é a importância de bactérias e fungos nas cadeias alimentares?
5- Observe a cadeia alimentar abaixo e responda.
a) Quantos níveis tróficos existem nessa cadeia alimentar?
b) Qual é o ser vivo produtor dessa cadeia alimentar?
c) Quais são os seres vivos consumidores dessa cadeia alimentar?
d) Que seres vivos estão ligados a todos os organismos dessa cadeia alimentar, mas não foram representados?
6- Represente uma cadeia alimentar com os seres vivos (ou partes de seres vivos) indicados abaixo.
7- Analise o esquema abaixo e faça o que se pede.
a) Identifique os seres vivos que ocupam o primeiro nível trófico. Explique por que eles ocupam essa posição.
b) Que organismos são consumidores primários? E secundários?
c) Que organismos podem ocupar mais de um nível trófico? Que níveis eles ocupam?
8- Observe novamente a imagem de abertura desta Unidade e faça o que se pede.
a) Qual é o nível trófico da capivara? Explique.
b) Os jacarés-do-pantanal alimentam-se de peixes, aves e até de capivaras. Eles podem ocupar
quais níveis tróficos na teia alimentar?
c) Sabendo que o cachorro-do-mato é um dos predadores naturais da capivara, monte o esquema de uma cadeia alimentar que inclua as plantas aquáticas, a capivara e o cachorro-do-mato, além dos decompositores.
9- O quadro a seguir lista os seres vivos consumidores de um ecossistema e seus alimentos. Analise-o e faça o que se pede.
10- Em grupo e com o auxílio do(a) professor(a), escolham um ambiente próximo da escola. Pode ser, por exemplo, uma praça, uma rua, um corpo de água, um ambiente de mata nativa etc. Busquem informações sobre esse ecossistema, os componentes vivos que o constituem, os hábitos alimentares deles e como interagem uns com os outros e com o ambiente.
- Com base nessa pesquisa, construam algumas cadeias alimentares e, se possível, uma teia alimentar desse ecossistema. Montem um cartaz para exibir seus resultados ao restante da turma e aproveitem para explicar como a diminuição da população de um dos seres vivos afetaria toda a teia alimentar. O material produzido pode ser projetado para a turma ou publicado em um blog da classe.
GABARITO:
1- Produtores, consumidores e decompositores.
2- Produtores: produzem o próprio alimento; consumidores: alimentam-se de outros seres vivos ou de partes deles; decompositores: alimentam-se de organismos mortos ou de resíduos deixados pelos seres vivos, transformando-os em nutrientes.
3- A orca se alimenta do pinguim-imperador. Este consome o krill, que se alimenta de algas unicelulares. Conclui-se que a orca, o pinguim-imperador e o krill são consumidores e a alga unicelular, produtor.
4- As bactérias e os fungos são seres vivos decompositores. Os decompositores são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica no ambiente.
5- a) Quatro níveis tróficos.
b) A planta. c) Lagarta, sapo e coruja.
d) Os decompositores (bactérias e fungos).
6- Espera-se que os alunos componham um esquema, no qual a acácia é o produtor, a girafa, o consumidor primário, e o leão, o consumidor secundário. Todos os níveis tróficos estão ligados aos decompositores (fungos).
7- a) Árvores e gramíneas. Ocupam essa posição, pois as plantas são seres vivos produtores, ou seja, produzem o próprio alimento e, portanto, ocupam o primeiro nível trófico de uma cadeia alimentar.
b) Consumidores primários: gafanhoto, mocó e periquito; Consumidores - secundários: carcará, serpente e camaleão.
c) A serpente: 3º e 4º níveis tróficos; e o carcará: 3º, 4º e 5º níveis tróficos.
8- a) 2º nível trófico, ou consumidores — primários, pois as capivaras se alimentam de plantas.
b) A partir do 3º nível trófico.
c) Plantas aquáticas > capivaras > cachorro-do--mato. Todos esses níveis estão ligados aos decompositores.
10- Resposta variável. A construção da teia alimentar pode ser realizada com desenhos ou fotos dos seres vivos observados. Após construírem a teia, peça aos alunos que pensem qual é a posição que o ser humano ocupa nela e reflitam quais são os impactos e as interferências causadas por ele nesse ecossistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário