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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Biomas, ecossistemas e população - Exercícios Biologia com Gabarito

 1- (Unesp) A revista Veja, em um número especial sobre a Amazônia, publicou em 2008 matéria de onde foi extraído o seguinte trecho:

Uma boa medida para diminuir a pressão sobre as matas seria mudar a lei e permitir que sejam plantadas espécies exóticas, como o eucalipto, nas propriedades que desmataram além do limite de 20%. “Reflorestar com árvores exóticas dá retorno econômico e é economicamente viável”, diz Francisco Graziano, secretário do Meio Ambiente de São Paulo.

Além dos aspectos econômicos e técnicos tratados no texto, cite uma vantagem e uma desvantagem, do ponto de vista ecológico, de se recuperar áreas desmatadas da região amazônica com espécies vegetais exóticas.

2- (Enem-2005) Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica.

Examinando o gráfico da área de vegetação natural remanescente (em mil km² ) pode-se inferir que: 

a) a Mata Atlântica teve sua área devastada em 50% entre 1963 e 1973. 
b) a vegetação natural da Mata Atlântica aumentou antes da década de 1960, mas reduziu nas décadas posteriores. 
c) a devastação da Mata Atlântica remanescente vem sendo contida desde a década de 1960. 
d) em 2000-2001, a área de Mata Atlântica preservada em relação ao período de 1990-1992 foi de 34,6%. 
e) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.

3- (Unifor-CE) A disponibilidade de água é um dos fatores ecológicos mais importantes para a vegetação. A frequência de adaptações à falta de água decresce na seguinte sequência: 

a) cerrados, manguezais e caatinga. 
b) caatinga, cerrados e matas amazônicas. 
c) cerrados, caatinga e matas amazônicas. 
d) caatinga, mata de araucárias e cerrados. 
e) manguezais, Mata Atlântica e caatinga.

4- (Unesp) Considere os esquemas 1 e 2, representativos das populações A e B em dois momentos diferentes. Em um primeiro momento, ter-se-ia: 



















Compare os dois esquemas e responda.
 
a) O que representa a região hachurada no esquema 1? 
b) O que poderia ter ocorrido com os indivíduos correspondentes a essa região no esquema 2?

5) ( Enem-2008) 


















Analisando-se os dados do gráfico acima, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que:

a) o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.
b) as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.
c) o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.
d) o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.
e) a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.


GABARITO: 

1) Vantagem: Garante a cobertura vegetal do solo, reduzindo sua erosão, e há o sequestro do carbono pelas plantas em crescimento.
Desvantagem: Perda de biodiversidade, desequilíbrios ecológicos causados por interações entre espécies exóticas e naturais. 
2) E
3) B
4) a) Sobreposição dos nichos ecológicos das populações A e B.
b) Teria ocorrido a especialização de nichos, reduzindo a competição entre A e B.
5) D

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