1- (Unesp) A revista Veja, em um número especial sobre a Amazônia, publicou em 2008 matéria de onde foi extraído o seguinte trecho:
Uma boa medida para diminuir a pressão sobre as matas seria mudar a lei e permitir que sejam plantadas espécies exóticas, como o eucalipto, nas propriedades que desmataram além do limite de 20%. “Reflorestar com árvores exóticas dá retorno econômico e é economicamente viável”, diz Francisco Graziano, secretário do Meio Ambiente de São Paulo.
Além dos aspectos econômicos e técnicos tratados no texto, cite uma vantagem e uma desvantagem, do ponto de vista ecológico, de se recuperar áreas desmatadas da região amazônica com espécies vegetais exóticas.
2- (Enem-2005) Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica.
Examinando o gráfico da área de vegetação natural remanescente (em mil km² ) pode-se inferir que:
a) a Mata Atlântica teve sua área devastada em 50% entre 1963 e 1973.
b) a vegetação natural da Mata Atlântica aumentou antes da década de 1960, mas reduziu nas décadas posteriores.
c) a devastação da Mata Atlântica remanescente vem sendo contida desde a década de 1960.
d) em 2000-2001, a área de Mata Atlântica preservada em relação ao período de 1990-1992 foi de 34,6%.
e) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.
3- (Unifor-CE) A disponibilidade de água é um dos fatores ecológicos mais importantes para a vegetação.
A frequência de adaptações à falta de água decresce
na seguinte sequência:
a) cerrados, manguezais e caatinga.
b) caatinga, cerrados e matas amazônicas.
c) cerrados, caatinga e matas amazônicas.
d) caatinga, mata de araucárias e cerrados.
e) manguezais, Mata Atlântica e caatinga.
4- (Unesp) Considere os esquemas 1 e 2, representativos das populações A e B em dois momentos diferentes. Em um primeiro momento, ter-se-ia:
Compare os dois esquemas e responda.
a) O que representa a região hachurada no esquema 1?
b) O que poderia ter ocorrido com os indivíduos correspondentes a essa região no esquema 2?
5) ( Enem-2008)
Analisando-se os dados do gráfico acima, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que:
a) o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.
b) as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.
c) o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.
d) o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.
e) a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.
Mais Exercícios de Biologia:
GABARITO:
1) Vantagem: Garante a cobertura vegetal do solo, reduzindo sua erosão, e há o sequestro do carbono pelas plantas em crescimento.
Desvantagem: Perda de biodiversidade, desequilíbrios ecológicos causados por interações entre espécies exóticas e naturais.
2) E
3) B
4) a) Sobreposição dos nichos ecológicos das populações A e B.
b) Teria ocorrido a especialização de nichos, reduzindo a competição entre A e B.
5) D
Nenhum comentário:
Postar um comentário