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sábado, 6 de fevereiro de 2021

Ciclos da matéria, sucessão ecológica e desequilíbrios ambientais - Exercícios Biologia com Gabarito

1- (Unesp) Pesquisas recentes indicam que alguns dos efeitos mais visíveis do desaparecimento da floresta amazônica seriam as alterações no regime de chuvas, com impactos na produção agrícola e na matriz energética do país. Justifique por que haveria alterações no regime de chuvas e qual a relação destas com o sistema energético do país.

2- (Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

3- (Unicamp-SP-mod.) Muito  se  tem  comentado  sobre  o aquecimento global, e um dos assuntos mais debatidos é o aumento do aquecimento provocado por emissões de  CO2  e  sua  relação  com  o  efeito  estufa.  Um  dos métodos mais discutidos para neutralizar o CO2 consiste na realização de cálculos específicos para saber quanto CO2 é lançado na atmosfera por determinada atividade, e quantas árvores devem ser plantadas para absorver esse CO2. Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo  o  CO2  fosse  retirado  da  atmosfera,  as  plantas desapareceriam do planeta. 

a) Explique como as plantas retiram CO2 da atmosfera e por que elas desapareceriam se todo o CO2 fosse retirado da atmosfera. 
b) Considerando o ciclo do carbono esquematizado na figura abaixo, identifique e  explique  os  processos biológicos responsáveis pelo retorno do CO2 para a atmosfera.

4- (Enem-2005) Moradores de três cidades, aqui chamadas de X, Y e Z, foram indagados quanto aos tipos de poluição que mais afligiam as suas áreas urbanas. Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental.
Considerando a queixa principal dos cidadãos de cada cidade, a primeira medida de combate à poluição em cada uma delas seria, respectivamente:
5) (Enem) Por que o nível dos mares não sobem, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que: 

a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar. 
b) a formação de geleiras com águas dos oceanos, nos polos, contrabalança as águas dos rios que desaguam no mar. 
c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante. 
d) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho 
e) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade (d= massa/volume), onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.


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GABARITO:

1) A maior parte do vapor de água responsável pelas chuvas na Amazônia provém da evaporação dos rios e da transpiração de plantas e animais da própria floresta. Dessa forma, o desaparecimento da Amazônia comprometeria o regime de chuvas na região. Com poucas chuvas, não haveria reposição de água nos rios, o que comprometeria a ´produção de energia nas usinas elétricas.
2) E
3) a) O CO2 é fixado pelas plantas durante o fenômeno da fotossíntese, pela qual os vegetais sintetizam as substâncias necessárias para a sua sobrevivência. Na ausência de CO2, o fenômeno não ocorre, o que levaria ao desaparecimento da vegetação. 
b) O CO2 retorna à atmosfera pelos fenômenos da respiração animal e vegetal, pela decomposição da matéria orgânica por bactérias e fungos e pela combustão.
4) E
5) A

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