Para um determinado caráter, fenótipo é o conjunto de características que o organismo exibe como fruto de seu genótipo. No entanto, no molusco hermafrodita Lymnaea peregra, ocorre algo diferente. Neste animal, há dois tipos de fenótipo da concha (ver figura a seguir), que não são determinados pelo genótipo do próprio indivíduo. A prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental com genótipos AA ou Aa tem conchas dextrógiras; já a prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental aa tem conchas levógiras.
Se óvulos de um molusco Aa forem fertilizados por espermatozoides de um molusco aa, as probabilidades de ocorrência de indivíduos Aa dextrógiros, Aa levógiros, aa dextrógiros e aa levógiros na prole resultante são, respectivamente,
a) ¼, ¼, ¼ e ¼.
b) ½, 0, 0 e ½.
c) ½, 0, ½ e 0.
d) 1, 0, 0 e 0.
RESPOSTA:
Letra C.
Óvulos provenientes de um parental Aa ou AA originarão uma prole dextrógira, e óvulos vindos de um parental aa originarão uma prole levógira. Da fecundação de óvulos de moluscos Aa por espermatozoides de moluscos aa, temos:
Portanto, teremos ½, de indivíduos Aa e ½, aa. Toda prole terá fenótipo dextrógiro (independentemente do seu genótipo), uma vez que o óvulo foi formado por um molusco Aa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário