PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2018 - Plantas têm papel crucial na ciclagem de carbono e de água no ambiente, captando e liberando o gás carbônico

Plantas têm papel crucial na ciclagem de carbono e de água no ambiente, captando e liberando o gás carbônico atmosférico e transferindo água do solo para o ar. Os gráficos abaixo representam padrões anuais de variação nas concentrações de vapor d'água do ar e de gás carbônico em regiões ocupadas por duas florestas tropicais distintas, A e B. 
As variações mostradas ocorrem como consequência da presença das florestas. A precipitação nas duas áreas ocorre no período quente do ano (setembro a abril). Além disso, a concentração de CO2 atmosférico seria de 380 ppm se não houvesse cobertura vegetal. 

a) Considerando que a transpiração tem relação direta com o consumo hídrico, qual das duas florestas tem maior dependência de disponibilidade de água? Considerando que a fotossíntese e a respiração determinam o padrão anual de variação de CO2, qual das duas florestas tem maior produção anual de biomassa? Justifique suas respostas. 
b) Em um cenário de redução no regime de chuvas, o que aconteceria com as concentrações de vapor d'água do ar e de CO2 nas regiões ocupadas pelas florestas? Justifique sua resposta. 

RESPOSTA:
a) A floresta A é a que tem maior dependência de disponibilidade de água, uma vez que está situada em ambiente de elevada umidade relativa do ar. A produção anual de biomassa é maior na floresta A, considerando que, em meses de elevada pluviosidade, ocorre maior absorção de CO2, utilizado na fotossíntese, o que resulta em maior produção de biomassa. 
b) Em cenário de redução no regime de chuvas, haveria redução na concentração de vapor de água na atmosfera circundante. Com a redução do regime de chuvas, os estômatos fechariam, o que reduziria a transpiração vegetal. Ao mesmo tempo, com estômatos fechados, diminuiria a captação de CO2, o que resultaria no aumento da concentração desse gás na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário