A endotermia surgiu ao longo da evolução como uma importante estratégia de sobrevivência. A rapidez na resposta a estímulos externos garante aos endotérmicos uma relevante vantagem adaptativa em relação aos ectotérmicos. Alguns estudos teóricos têm estimado, por exemplo, que o homem seria pelo menos dez vezes mais lento se não fosse capaz de manter sua temperatura corpórea constante e relativamente alta (em torno de 37ºC). Por outro lado, o consumo de energia de uma animal endotérmico é muito maior do que o de um animal ectotérmico de igual tamanho e peso.
a) Compare o comportamento de um mamífero e o de um lagarto em duas situações que permitam demonstrar as vantagens evolutivas associadas à endotermia.
b) A energia necessária para um vertebrado endotérmico manter seu metabolismo é fornecida pelos alimentos. O amido é uma importante fonte energética e está presente em vários alimentos. Explique como ocorre a digestão do amido e indique quais são as menores moléculas resultantes dessa digestão.
RESPOSTA:
a) O fato dos mamíferos serem endotérmicos permite a manutenção de uma temperatura adequada para uma eficiente ação de suas enzimas tanto em baixas temperaturas como em altas; já os lagartos, por serem ectotérmicos, não tem suas enzimas atuando em uma temperatura constante, ficando com o metabolismo baixo no frio e adequado no calor.
b) A digestão do amido tem início na boca, sob ação da enzima digestiva chamada amilase salivar. Tal enzima fragmenta o amido em moléculas menores, especialmente dissacarídeos como a maltose. No intestino, os dissacarídeos serão reduzidos a monossacarídeos (glicose), através da ação de enzimas presentes no suco pancreático e no suco entérico, o que permite a absorção de carboidratos pelo indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário