PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2019 - Plantas são capazes de absorver nutrientes do solo pelas raízes.

Plantas são capazes de absorver nutrientes do solo pelas raízes. Em muitas espécies vegetais, as raízes são infectadas por fungos, estabelecendo uma interação entre organismos denominada micorriza.

a) Os efeitos das micorrizas sobre o crescimento vegetal podem ser avaliados a partir da figura A. Utilizando os dados fornecidos na figura, explique as consequências da micorriza para a planta. Que tipo de interação ecológica caracteriza a micorriza? Justifique, informando em sua resposta se a interação é positiva, negativa ou neutra para cada organismo envolvido. 
b) O Brasil é um dos países que mais consomem fertilizantes sintéticos no mundo. Com base nas figuras A, B e C, explique por que a bioinoculação de fungos no solo pode ser uma alternativa ao uso de fertilizantes. Indique em sua explicação ao menos um efeito para as plantas e um efeito para o ambiente.

RESPOSTA:
a) De acordo com a figura A, a micorriza favorece o aumento mais rápido da altura da planta. A interação ecológica entre fungos e plantas na micorriza é o mutualismo. A interação é positiva, uma vez que ambos os seres vivos dela participantes são favorecidos, e é obrigatória. 
b) A bioinoculação de fungos pode favorecer a rápida ocorrência de decomposição de matéria orgânica, com liberação de nutrientes minerais para o solo. Graças a essa atividade metabólica dos fungos, nutrientes minerais são prontamente absorvidos pela vegetação, o que acarreta o seu rápido crescimento e o aumento de produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário