O vírus Ebola foi isolado em 1976, após uma epidemia de febre hemorrágica ocorrida em vilas do noroeste do Zaire, perto do rio Ebola. Esse vírus está associado a um quadro de febre hemorrágica extremamente letal, que acomete as células hepáticas e o sistema reticuloendotelial. O surto atual na África Ocidental (cujos primeiros casos foram notificados em março de 2014) é o maior e mais complexo desde a descoberta do vírus. Os morcegos são considerados um dos reservatórios naturais do vírus. Sabe-se que a fábrica onde surgiram os primeiros casos dos surtos de 1976 e 1979 era o habitat de vários morcegos. Hoje o vírus é transmitido de pessoa para pessoa.
a) Como é a estrutura de um vírus? Dê exemplo de duas zoonoses virais.
b) Compare as formas de transmissão do vírus Ebola e do vírus da gripe.
RESPOSTA:
a) Os vírus são constituídos, basicamente, por um capsídeo de proteínas envolvendo o material genético, geralmente, DNA ou RNA. São exemplos de zoonoses virais: dengue e febre amarela, transmitidas por fêmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti, e raiva (hidrofobia), virose transmitida por morcegos, cães, gatos e outros animais infectados.
b) O vírus ebola é transmitido, principalmente, de pessoa para pessoa por meio de secreções do portador, tais como suor, sangue, urina, lágrima, sêmen etc. O vírus da gripe é transmitido diretamente de pessoa para pessoa por gotículas de saliva contendo o vírus, secreções nasais ou contato com o portador ou com objetos contaminados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário