PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2020 - Assim como as formas oxidadas de nitrogênio e enxofre, o arsênio pode ser utilizado como aceptor (i)

As concentrações de arsênio no oceano se alteraram ao longo do tempo geológico. No período Pré-Cambriano, os oceanos receberam grandes quantidades de arsênio, em consequência do intemperismo de minerais continentais de sulfeto de arsênio. Recentemente foram identificados micro-organismos com expressão proteica das enzimas arsenito oxidase e arsenato redutase no Oceano Pacífico Norte Oriental, nas zonas deficientes de oxigênio em regiões pelágicas, sugerindo que a comunidade microbiológica é capaz de utilizar arsênio para respiração celular.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas frases a seguir. 

Assim como as formas oxidadas de nitrogênio e enxofre, o arsênio pode ser utilizado como aceptor (i) __________ na respiração celular desses micro-organismos nas zonas deficientes de oxigênio. No período (ii) __________, surgiram as cianobactérias, os primeiros seres fotossintetizantes.

a) (i) final de elétrons; (ii) arqueano. 
b) (i) intermediário de elétrons; (ii) arqueano. 
c) (i) final de elétrons; (ii) fanerozoico. 
d) (i) intermediário de elétrons; (ii) fanerozoico.

RESPOSTA:
Letra A.

Nas regiões deficientes em oxigênio, como as zonas pelágicas, os microrganismos utilizaram o arsênio como aceptor final de elétrons em sua respiração celular. As cianobactérias, primeiros seres fotossintetizantes, surgem no período arqueano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário