PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2020 - Células imortalizadas são capazes de proliferar em cultura

Células imortalizadas são capazes de proliferar em cultura. A imortalização ocorre quando mecanismos de morte celular são desativados, permitindo a manutenção das células. Por meio de técnicas específicas, é possível isolar uma ou mais células e deixá-las proliferarem em cultura, dando origem a outras células com características semelhantes. As células HeLa foram isoladas de um câncer uterino e são as primeiras células humanas a se estabelecerem como linhagem imortalizada. 

a) Utilizando células HeLa, um experimento avaliou os efeitos antitumorais do nocodazol, um agente que interfere na polimerização dos microtúbulos. Os gráficos abaixo apresentam a quantidade de DNA no grupo HeLa controle (painel A) e no grupo HeLa na presença de nocodazol (painel B). Explique por que no painel B há concentração de células estacionadas na fase G2/M.
b) As células do painel A são originárias de células somáticas. Considerando que sejam células germinativas, qual seria a quantidade de DNA no final da meiose? Justifique sua resposta. 

RESPOSTA:
A) O gráfico B representa a proliferação de células sob o efeito do nocodazol, medicamento que impede a polimerização e a formação das fibras do fuso. Com isso o ciclo celular permanece estacionado em G2/início da mitose, o que leva ao aumento do número total de células nesse momento do ciclo celular.
b) A quantidade de DNA seria 20. Em G2 os pares de cromossomos estão duplicados (80 DNA). Após a primeira divisão meiótica haverá apenas 40 DNA e ao final da meiose, após a separação das cromátides, haverá apenas 20 DNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário