PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2020 - Os estudos desenvolvidos pelo brasileiro Carlos Chagas (1879-1934) o levaram a descobrir

Os estudos desenvolvidos pelo brasileiro Carlos Chagas (1879-1934) o levaram a descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi, sendo o pesquisador responsável por descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia. Ações realizadas no controle de vetores ajudaram o Brasil a receber a certificação internacional da interrupção de transmissão vetorial da Doença de Chagas. 

a) Comparando as formas prováveis de transmissão da Doença de Chagas atualmente no país, observa-se que 72% dos casos da doença ocorreram por transmissão oral, 9% por transmissão vetorial e 19% por forma de transmissão não identificada. Explique como pode ocorrer a transmissão do Trypanosoma cruzi por via oral e quais são as medidas profiláticas recomendadas para a redução dessa forma de transmissão. b) Em 2018, pesquisadores descobriram um composto capaz de impedir que o Trypanosoma cruzi saísse do intestino do inseto vetor. Além disso, o composto evitou a contaminação dos ovos da fêmea vetor com o Trypanosoma cruzi e reduziu a quantidade de ovos. Explique como essa descoberta pode reduzir o ciclo de transmissão da Doença de Chagas.

RESPOSTA:
a) Através da moagem da cana-de-açúcar ou açaí com o barbeiro contaminado, tornando seus extratos altamente concentrados em Trypanosoma cruzi. Como medidas profiláticas, destaca-se a lavagem desses alimentos antes de serem triturados, a opção pelo açaí pasteurizado, e alimentos que tenham boa procedência. 
b) A transmissão do Trypanosoma cruzi ocorre através das fezes do inseto vetor. Com o uso do composto, será impedida a saída do parasita nas fezes e também de gerar ovos infectados por ele; dessa forma, haverá a interrupção do ciclo e a diminuição da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário